Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Novas ​Unidades Locais de Saúde. Medida “positiva”, mas tardia, dizem médicos e utentes

24 abr, 2023 - 16:21 • Carla Fino com Redação

O Movimento de Utentes do Serviço de Saúde diz que a criação de novas Unidades Locais é uma boa medida, mas já devia ter sido executada antes.

A+ / A-

O Movimento de Utentes do Serviço de Saúde considera “positiva” a criação de mais sete Unidades Locais de Saúde (ULS), medida que foi anunciada esta segunda-feira pela direção executiva do SNS.

No entanto, o porta-voz do movimento confessa que a norma “já devia ter sido posta em prática há mais tempo” e sublinha que, agora que foi anunciada, tem de entrar em atividade “urgentemente”.

Manuel Vilas Boas acredita que a criação de novas Unidades Locais vai permitir responder ao “descalabro” de haver um milhão e 500 mil portugueses sem médicos de família e vai, de igual modo, “aliviar o que se passa nas urgências hospitalares”, já que há muita procura por parte de utentes com patologias que podem ser “perfeitamente resolvidas nas ULS”, acrescenta.

Da mesma opinião é o presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública, Gustavo Tato Borges, que saúda a criação das novas ULS, mas admite, também, que “este trabalho de integração já poderia ter sido feito há mais tempo”, de forma a dar uma “resposta mais articulada” durante a pandemia.

Contudo, o presidente da Associação dos Médicos de Saúde Pública defende que “temos de perceber as vantagens deste modelo e abraçá-lo de uma forma bastante positiva”, porque será uma mais-valia na saúde da população.

Norte, Centro e Lisboa e Vale do Tejo são, para já, as regiões abrangidas pelas novas ULS, que passam, assim, a ser 27 em todo o país, garantindo a resposta em saúde a mais de metade da população portuguesa, segundo a direção executiva do SNS.

Dez anos depois da criação da última Unidade Local de Saúde, a direção executiva diz que vamos assistir a uma “revolução no processo”, que vai acompanhar a conclusão das Administrações Regionais de Saúde, processo esse que deverá ficar concluído até ao final deste ano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+