A+ / A-

Autor de ataque ao centro Ismaili acusado de 11 crimes

25 mar, 2024 - 19:33 • Ricardo Vieira

O ataque ao Centro Ismaili, em Lisboa, aconteceu a 28 de março de 2023, e provocou duas vítimas mortais. Apesar da acusação, o DCIAP diz que foi "requerida a declaração da inimputabilidade".

A+ / A-

O Ministério Público acusa o autor do ataque contra o Centro Ismaili, em Lisboa, de um total de 11 crimes, indica o Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP).

Abdul Bashir, de nacionalidade afegão, vai responder por dois crimes de homicídio agravado, seis crimes de homicídio agravado na forma tentada, dois crimes de resistência e coação sobre funcionário e um crime de detenção de arma proibida, adianta o DCIAP, em comunicado divulgado esta segunda-feira.

Duas mulheres foram mortas no ataque com uma arma branca no ataque ao Centro Ismaili, em Lisboa, ocorrido a 28 de março de 2023.

O arguido encontra-se sujeito à medida de coação de internamento preventivo em hospital psiquiátrico.

De acordo com a nota do DCIAP, Abdul Bashir "padecia, à altura dos factos e, ainda, padece de anomalia psíquica, desde logo um quadro psiquiátrico de esquizofrenia e de uma perturbação da personalidade mista, designadamente perturbação de personalidade narcisista e perturbação de personalidade antissocial, pelo que foi requerida a declaração da inimputabilidade".

"Existe uma elevada probabilidade de o arguido vir a praticar outros ilícitos típicos da mesma natureza, pelo que o DCIAP requereu, também, a aplicação judicial de medida de segurança de internamento", refere o comunicado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+