Tempo
|
A+ / A-

Caso BES

MP diz que perícia à saúde mental de Salgado não era relevante para o processo

28 mar, 2023 - 11:38 • Liliana Monteiro , João Carlos Malta

Neste momento, decorrem alegações do MP no caso BES que tem como arguidos Ricardo Salgado, Manuel Pinho e a mulher Alexandra Pinho. Os procuradores querem que os dois vão a julgamento.

A+ / A-

O Ministério Público diz que a perícia médica para avaliar a saúde mental de Ricardo Salgado não se afigurou importante no inquérito ao caso BES. Já em relação a Manuel Pinho, os procuradores respnsáveis do caso dizem que recebeu meio milhão de euros do BES. Esta terça-feira decorre o debate instrutório do caso EDP.

Segundo o MP, o que está em causa não é a inimputabilidade porque o arguido não padecia do problema de saúde à altura dos factos e não necessitava, por isso, de qualquer perícia.

Em relação a Pinho, existe a convição dos procuradores de que optou por ocultar o dinheiro que recebeu do BES.

A defesa do ex-banqueiro, os advogados Francisco Proença de Carvalho e Adriano Squilacce, sublinharam no passado que a doença de Alzheimer de que Salgado padece, estava "científica e clinicamente comprovada" pelos documentos que juntaram ao processo, demonstrando assim que este estava impedido de exercer, pessoalmente, a sua defesa.

No dia 15 de dezembro de 2022, Manuel Pinho e Ricardo Salgado foram acusados pelo Ministério Público no âmbito do caso EDP. Em causa estão crimes de corrupção passiva, fraude fiscal e branqueamento de capitais.

O ex-ministro da Economia foi acusado de um crime de corrupção passiva para ato ilícito, outro de corrupção passiva, um crime de branqueamento de capitais e um crime de fraude fiscal.

Já Ricardo Salgado foi acusado em concurso efetivo e autoria material de um crime de corrupção ativa para ato ilícito, um crime de corrupção ativa e outro de branqueamento de capitais.

A mulher do ex-ministro, Alexandra Pinho, foi acusada em concurso efetivo e co-autoria material com Manuel Pinho de um crime de branqueamento de capitais e outro de fraude fiscal. Já os ex-líderes da EDP, António Mexia e João Manso Neto, vão continuar a ser investigados num processo à parte e não foram acusados no processo EDP.

Anomalias psíquicas não dão incapacidade processual

O Ministério Público sublinhou também que as anomalias psíquicas não atribuem automaticamente incapacidade processual a um arguido. No entanto, admite que tal possa fazer sentido, ou seja, fazer perícia, caso o processo siga para julgamento.

Durante as alegações no debate instrutório, o MP apontou ainda o dedo à defesa de Salgado que acusou a investigação de ter negado acesso ao processo.

O procurador afirmou que o processo nunca esteve em segredo de justiça e esteve disponível para consulta, tendo a defesa recorrido muito pouco a tal diligência.

“Até a dedução de acusação os advogados consultaram apenas seis vezes o inquérito. Estiveram pelo menos quatro anos sem contacto com o processo”, afirma o procurador.

O magistrado rematou ainda que o ex-responsável pelo BES sabia que estava a pagar quantias ilícitas a uma pessoa do Governo, Manuel Pinho que assim poderia influenciar.

Em relação a Manuel Pinho, o procurador declarou que ‘"recebeu meio milhão e mais 15 mil euros mensais durante o mandato de quatro anos".

E acrescentou que este "nunca ponderou devolver ao GES/BES os montantes que estava a receber sem querer e sem saber". "Dá a entender que optou por ocultar que recebeu meio milhão de euros precisamente dois meses depois de ser nomeado ministro’", rematou.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+