Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Aumento do custo de vida. Milhares descem Avenida da Liberdade em protesto

18 mar, 2023 - 18:04 • Tomás Anjinho Chagas , Diogo Camilo

Manifestação da CGTP contou com a presença do secretário geral do PCP, Paulo Raimundo, da coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, mas também do Chega.

A+ / A-
Manifestação CGTP - Aumento Custo de Vida

Milhares de trabalhadores desceram este sábado a Avenida da Liberdade, em Lisboa, num protesto contra o aumento do custo de vida, em que reivindicaram melhores salários e pensões.

Na manifestação convocada pela CGTP, com o lema "Todos a Lisboa! Aumento Geral dos Salários e Pensões - Emergência Nacional", marcaram presença o secretário geral do PCP, Paulo Raimundo, e a coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins.

“As razões são muitas e são justas. O aumento do custo de vida, os baixos salários, a pressão em torno da habitação. É preciso resolver isto, não pode continuar assim”, disse o líder dos comunistas, criticando a inação do Governo quanto à crescente inflação.

Paulo Raimundo diz ainda que o caminho não é feito com “apoios”, mas sim com salários. “Esta gente põe o país a funcionar. O que precisam é salários, direitos, dignidade e respeito”, acrescentou.


Já Catarina Martins acusou o Governo de falhar “todas as promessas” em relação a aumentos dos rendimentos dos trabalhadores.

“O Governo conseguiu mentir a todos os trabalhadores, do setor público e do setor privado. Estamos em março, não há aumentos em lado nenhum, nem no público nem no privado”, disse a coordenadora bloquista, que aponta que a economia está "cada vez mais desequilibrada e cada vez mais desigual".

"O Governo falhou todas as promessas e as pessoas manifestam-se em nome de uma coisa tão sensata como salários que permitam chegar até ao fim do mês", defendeu.

Na manifestação também marcou presença o Chega, algo inédito para uma manifestação convocada pela CGTP. O deputado Bruno Nunes rejeita qualquer tipo de “oportunismo” em participar e acredita que esta luta não tem cor política.

“A população está claramente revoltada com toda esta situação. Isto não é de esquerda nem de direita. Todos sofremos. Aquilo que falta é dinheiro”, defendeu.

Convocado em 17 de fevereiro, no protesto a intersindical exige o aumento dos salários e pensões "no imediato" de pelo menos 10% ou de 100 euros no mínimo para todos os trabalhadores, bem como a fixação de limites máximos nos preços dos bens e serviços essenciais e a taxação extraordinária "sobre os lucros colossais das grandes empresas". .

A manifestação nacional da CGTP acontece um dia depois de uma greve nacional da administração pública, convocada pela Frente Comum de Sindicatos, estrutura da CGTP.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+