Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Comboios. Serviços mínimos só para três dias da greve na CP

07 mar, 2023 - 17:46 • Ana Carrilho

Nova greve na CP arranca na quinta-feira, até dia 18. Tribunal Arbitral decreta serviços mínimos, mas com máximo de 30% no dia 10.

A+ / A-

O Tribunal Arbitral decretou a realização de serviços mínimos para 9,10 e 11 de março, na greve que vai afetar a circulação de comboios da CP.

Contas feitas, só haverá serviços mínimos em três dos dez dias de greve convocada pelos sindicatos representativos dos trabalhadores da CP, entre 9 a 18 de março (consulte aqui o acórdão do Tribunal Arbitral).

Mesmo nestes três dias, só no dia 10 (sexta-feira) é que os comboios realizados em regime de serviços mínimos atingem os 30% dos programados. Nos outros dois dias as percentagens são inferiores e nalguns casos – como Urbanos de Coimbra e Porto- nem se prevê a realização de qualquer comboio. O Tribunal seguiu a proposta apresentada pela empresa.

Nas ligações de longo curso (Alfa e Intercidades), o Tribunal decretou a realização de nove comboios no dia 9, 22 no dia 10 e oito no dia 11 de março. Ou seja, a percentagem de 30% apensas é atingida no dia 10, sexta-feira, dia em que habitualmente também há maior procura.

A regra é a mesma para os Regionais: no dia 10 realizam-se 94 dos 309 comboios programados, ou seja, 30%. Mas no dia 9 são apenas 18 (14%) e no dia 11, 29 comboios (17%).

É nos Urbanos de Lisboa que vão realizar-se mais ligações em regime de serviços mínimos. Mas apenas na sexta-feira, dia 10: 203 dos 663 previstos. Nos outros dias, realizam-se apenas duas ligações no dia 9 (uma na Linha de Sintra e outra na de Cascais, às 23h30) e quatro no dia 11 (três na Linha de Sintra e uma na Linha de Cascais).

Nas linhas dos Urbanos do Porto e Coimbra, os serviços mínimos só serão assegurados na sexta-feira, em cerca de 30%.

Ou seja, o Tribunal Arbitral apenas decretou serviços mínimos para menos de metade dos dias de greve e só num (10 de março) os passageiros poderão ter alguma esperança de apanhar o comboio. Em todos os outros dias, o mais aconselhável é arranjar alternativas de transporte.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Nabin
    08 mar, 2023 Lisboa 22:34
    The strike should be against the company, not against the passengers.
  • Joaquim Carneiro
    08 mar, 2023 Gondomar 03:22
    Mais uma vez os trabalhadores da CP vão fazer greve durante 8 dias e porque é que só há 3 dias de serviços mínimos? Os outros dias fico em casa porque não tenho como ir para o trabalho? E quem é que me paga os dias que eu não trabalho? É a CP? E será que não vou ficar desempregado por faltar ao trabalho? Como é possível tantos dias de greve sem serviços mínimos? Espero que haja bom senso e ponham mais comboios.

Destaques V+