Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Há maior procura de psicólogos por parte de vítimas de violência no namoro

14 fev, 2023 - 07:13 • Hugo Monteiro , Pedro Mesquita

Ordem dos Psicólogos entende que o aumento da procura decorre do facto de "as pessoas estarem mais sensíveis a esta problemática" e "percecionarem" alguns comportamentos como "formas de violência".

A+ / A-

A Ordem dos Psicólogos admite que está a aumentar o número de vítimas de violência no namoro que procuram estes profissionais, um dado revelador de uma maior perceção do fenómeno.

Em entrevista à Renascença, a vice-presidente da Ordem, Renata Benavente, diz que "tem havido um aumento da procura, que também se associa ao facto de as pessoas estarem mais sensíveis a esta problemática e de haver um conhecimento maior sobre aquilo que são os comportamentos que configuram violência nas relações desta dinâmica do namoro".

Comportamentos como "tentativas de isolamento da vítima, de controlar a sua vida estão a ser mais percecionadas como formas de violência".

Rita Benavente lembra, ainda, que a presença de psicólogos nas escolas, "num trabalho com crianças e adolescentes", é fundamental "para se atuar nesta lógica mais preventiva, alertando que certo tipo de comportamentos se inscreve nesta problemática da violência no namoro, que não são aceitáveis e que podem provocar bastante dano".

No entanto, para que esse trabalho seja feito, é preciso reforçar o número de psicólogos nos estabelecimentos de ensino. "Embora o número de psicólogos nas escolas tenha vindo a aumentar, ele não está ainda numa dimensão suficiente para podermos trabalhar todas estas áreas".

"O reforço iria contribuir para fosse possível trabalhar todas estas áreas de forma mais eficaz", remata a psicóloga.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+