Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Comportamentos racistas de agentes de autoridade "não se podem admitir numa Democracia", diz Marcelo

17 nov, 2022 - 21:27 • Redação

O chefe de Estado português considera que as denúncias são "matéria sensível" e pede que sejam investigadas.

A+ / A-

O Presidente da República diz que comportamentos racistas por parte de agentes das forças de segurança "não se podem admitir numa Democracia".

Em reação às denúncias de comportamentos alegadamente xenófobos ou racistas, por parte de elementos da PSP e GNR, Marcelo Rebelo de Sousa refere à RTP que em Portugal "não pode haver comportamentos discriminatórios".

"Tem de ser investigado como tudo aquilo que é matéria tão sensível e complexa como essa", aponta, ainda.

O Ministério Público abriu um inquérito às denúncias de comportamentos alegadamente xenófobos ou racistas, por parte de elementos da PSP e GNR, adianta à Renascença fonte da Procuradoria-Geral da República.

Num esclarecimento por escrito, a PGR confirma “a instauração de inquérito sobre a matéria. Corre termos no DIAP de Lisboa”.

Em causa está uma grande reportagem, dividida em dois episódios, transmitida pela SIC, da autoria da Rede de Jornalistas de Investigação, o primeiro consórcio português de jornalismo de investigação.

O trabalho jornalístico intitulado “Quando o ódio veste farda” dá conta de quase 600 polícias e militares da GNR que foram apanhados numa rede onde apelam à violência contra alegados criminosos, contra políticos, jornalistas e figuras públicas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • A passeata
    19 nov, 2022 Catar é um descanso 12:44
    Claro que não, tal como não se pode admitir que se grite "Racismo" por tudo e por nada, como não se pode admitir que haja "Turistas" de primeira e "Portugueses" de segunda, como não se pode admitir que os construtores civis façam a sua chantagenzinha dizendo que para construirem casas para portugueses têm de os isentar de impostos e permitir a importação maciça de mão-de-obra africana - escravos - , como também não se pode permitir que os salários e as condições de Vida dos portugueses se degradem, para haver apoios nababos a fundo perdido - nunca vamos rever esse dinheiro, quer apostar Presidente? - a TAPs, BANCAs, CPs, e a todos esse Elefantes brancos que andamos à anos a sustentar. Que é que tem a dizer a isto? Ah, pois, falamos depois quando voltar da passeata ao Catar...

Destaques V+