Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Quase 20% dos hospitais tem roturas diárias no stock de medicamentos

18 nov, 2022 - 07:28 • Filipa Ribeiro

Apesar de ser já um problema frequente, não está a colocar o tratamento dos doentes em causa. A conclusão consta de um relatório que é apresentado, esta sexta-feira, pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares.

A+ / A-

A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) apresenta, esta sexta-feira, os resultados do relatório intercalar 2022 do “Índex nacional do acesso ao medicamento hospitalar”.

De acordo com o estudo desenvolvido com o apoio da Ordem dos Farmacêuticos e da Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares, 18% dos hospitais portugueses têm roturas diárias no stock de medicamentos, 23% semanais e 32% roturas mensais.

À Renascença, o presidente da APAH explica que “o problema não está nos hospitais, mas sim com a capacidade da produção ou de quem entrega e não com a capacidade dos hospitais em comprarem”.

Xavier Barreto garante que o tratamento dos doentes não está a ser colocado em causa, uma vez que os hospitais têm encontrado soluções como o empréstimo de fármacos entre os centros hospitalares, a compra no mercado estrangeiro e ainda a substituição de terapêuticas nos tratamentos.

Outras das barreiras no acesso aos medicamentos é “a falta de recursos humanos nos serviços de aprovisionamento para se comprarem os medicamentos de forma mais célere e dar acesso a medicamentos mais inovadores”, assume.

O estudo conclui ainda que apesar de a maioria das instituições possuir um departamento responsável para resolver os problemas relacionados com roturas, só em 27% dos hospitais esse impacto é avaliado.

O presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares realça que outro dos problemas é a inexistência de um sistema que avalie a eficácia dos fármacos nos tratamentos. Apenas 27% dos hospitais o fazem.

Assume que “este é um aspeto importante que não tem evoluído nos últimos anos, o desejável é que sempre que há um novo fármaco se avalie a qualidade de vida dos doentes”, o presidente da APAH diz que esse será um dos pontos mais discutidos no Fórum do Medicamento, agendado para esta sexta-feira, uma vez que essa consulta não está a ser feita em um quarto dos hospitais.

Sublinha que o objetivo é perceber o porquê de a consulta farmacêutica não estar a ser feita e se o problema está relacionado apenas com a falta de recursos humanos.

O mesmo responsável defende que a presença de farmacêuticos nas enfermarias, a apoiar doentes internados, pode reduzir o desperdício de fármacos, resultando num impacto financeiro para o Serviço Nacional de Saúde. “Existe evidência abundante sobre o impacto que isso tem, por exemplo, em termos financeiros, na poupança que pode trazer em desperdício de fármacos.”


Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+