Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Manifestação de apoio a ativistas ambientais levados a tribunal

14 nov, 2022 - 14:58 • Liliana Monteiro

Os quatro jovens ativistas ambientais vão ser ouvidos pelo juiz. Estão indiciados do crime de desobediência.

A+ / A-
Manifestação de apoio a ativistas ambientais levados a tribunal - Reportagem de Liliana Monteiro

Os quatro jovens ativistas ambientais, detidos na passada sexta-feira na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, chegaram ao início da tarde desta segunda-feira ao Tribunal de Pequena Instância Criminal, no Campus da Justiça.

À sua espera tinham cerca de três dezenas de apoiantes, com uma tarja onde se pode ler "Fim ao Fóssil".

Nas imediações do tribunal está montado um dispositivo judicial com cerca de duas dezenas de polícias.


Os quatro jovens ativistas ambientais vão ser ouvidos pelo juiz. Estão indiciados do crime de desobediência.

Entretanto, foi anunciado que o ministro da Economia, António Costa Silva, vai receber seis ativistas ambientais na terça-feira, pelas 17h00.

A reunião entre o Governo e os jovens ativistas acontece em pleno protesto ambiental, que levou à ocupação de vários estabelecimentos de ensino, e numa altura em que decorre a Cimeira do Clima COP27, no Egito.

Os jovens pedem medidas efetivas para combater as alterações climáticas e chegaram a pedir a demissão do ministro da Economia, que anteriormente foi presidente da petrolífera Partex.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+