Tempo
|
A+ / A-

Protesto climático. Governo recebe ativistas ambientais na terça-feira

14 nov, 2022 - 15:04 • Liliana Monteiro , com redação

A reunião entre o ministro da Economia e os jovens ativistas acontece em pleno protesto ambiental, que levou à ocupação de vários estabelecimentos de ensino, e numa altura em que decorre a Cimeira do Clima COP27, no Egito.

A+ / A-

O ministro da Economia, António Costa Silva, vai receber seis ativistas ambientais na terça-feira, pelas 17h00.

A reunião entre o Governo e os jovens ativistas acontece em pleno protesto ambiental, que levou à ocupação de vários estabelecimentos de ensino, e numa altura em que decorre a Cimeira do Clima COP27, no Egito.

Os jovens pedem medidas efetivas para combater as alterações climáticas e chegaram a pedir a demissão do ministro da Economia, que anteriormente foi presidente da petrolífera Partex.

O ministro das Infraestruturas saiu hoje em defesa de António Costa Silva. Pedro Nuno Santos destacou o “grande apoio” que o ministro da Economia tem dado à ferrovia e à transição climática e considerou que a luta dos jovens pelo clima é “absolutamente justa”, mas não o pedido de demissão.

“O senhor ministro da Economia tem dado um grande apoio ao setor ferroviário, naquilo que depende de si, o que mostra muito bem também a sua vontade de aproveitar a transição climática para desenvolver a nossa economia, fazermos coisas mais sustentáveis”, disse aos jornalistas o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, à margem da 9.ª Conferência Internacional Transport Research Arena (TRA 2022), em Lisboa, que arrancou hoje e termina na quinta-feira.

A posição de Pedro Nuno Santos surge no seguimento da ocupação de seis escolas e universidades de Lisboa, desde a semana passada, pelo movimento Greve Climática Estudantil Lisboa, num protesto que visa exigir o fim aos combustíveis fósseis até 2030 e a demissão do ministro da Economia e do Mar e que motivou a invasão da sede da Ordem dos Contabilistas Certificados, no sábado, onde Costa Silva se encontrava numa reunião.

Questionado se considerava o pedido de demissão de Costa Silva injusto, Pedro Nuno Santos respondeu: “Relativamente ao senhor ministro da Economia julgo que sim, agora a luta dos jovens é absolutamente justa”.

“Do ponto de vista do setor que tutelo, que é o transporte ferroviário , que pode dar um grande contributo à transição climática, o senhor ministro da Economia e o ministério da Economia estão a dar um grande contributo”, vincou o governante.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José J C Cruz Pinto
    14 nov, 2022 ILHAVO 15:40
    Então, já não vão ter de assistir a uma aula dada pelos activistas?

Destaques V+