Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Lisboa vai oferecer óculos e próteses dentárias a idosos mais carenciados

20 out, 2022 - 12:29 • Carla Fino

Carlos Moedas apresentou o Plano Saúde Lisboa 65, que ainda terá de ser aprovado em assembleia municipal. Autarca prevê que a medida entre em vigor a 1 de janeiro do próximo ano. Maiores de 65 anos terão médicos e tratamentos gratuitos.

A+ / A-

As pessoas com mais de 65 anos, residentes no município de Lisboa, terão médicos e tratamentos gratuitos. O Plano Saúde Lisboa 65 foi apresentado esta quinta-feira pelo presidente da Câmara, Carlos Moedas.

O plano especial direcionado aos idosos prevê um conjunto de serviços médicos, como teleconsultas, médico ao domicílio e prescrição e entrega gratuita de medicamentos ao domicílio.

Neste plano estão abrangidas 130 mil pessoas com mais de 65 anos. Dentro deste universo, há ainda cinco mil que beneficiam do complemento solidário para idosos e, para eles, a autarquia vai mais longe, diz Carlos Moedas.

“Aquilo que nós vamos conseguir para esses lisboetas mais vulneráveis, com mais de 65 anos, é oferecer-lhes gratuitamente óculos, consultas de optometria, próteses dentárias. Estes serviços não estão cobertos pelo Serviço Nacional de Saúde e nós vamos cá estar para complementar, para que estas pessoas tenham estas consultas, próteses e os seus óculos em casa”, afirma o presidente da Câmara de Lisboa.

Para que os maiores de 65 anos tenham acesso a este Plano de Saúde, basta dirigirem-se a uma farmácia.

“Todas as pessoas residentes em Lisboa, com mais de 65 anos, vão à farmácia - primeiro temos que aprovar na Câmara e na assembleia municipal -, inscrevem-se e depois há um número de telefone. As pessoas são atendidas por este número de telefone, falam com um médico e o médico vai ao domicílio ou encaminha a pessoa para o hospital, se for necessário”, explica Carlos Moedas.

O Plano de Saúde Lisboa 65 tem já assinados protocolos com a Administração Regional de Lisboa e Vale do Tejo, a Associação Nacional de Farmácias, a Faculdade de Medicina Dentária, a Segurança Social, os serviços sociais da autarquia e, em breve, a assinatura de um protocolo com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Para avançar, o Plano terá de ser aprovado em reunião de Câmara na próxima segunda-feira. Carlos Moedas prevê que a medida entre em vigor a 1 de janeiro do próximo ano.

O plano de saúde para os lisboetas com mais de 65 anos estão orçado em 1,5 milhões de euros por ano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos Moura
    20 out, 2022 Lisboa 17:09
    Da bondade ou não da proposta não poderei aferir, uma vez que a desconheço. Aliás acho estranho que o Presidente da Câmara a venha a apresentar publicamente como facto quando não há nenhuma proposta aprovada. Em todo o caso um meio de comunicação da idoneidade da Rádio Renascença deveria saber que ainda antes sequer de ir a Assembleia Municipal esta proposta teria de ir a Reunião de Câmara para ser aprovada. Donde no texto de abertura a informação de procedimento está errada.

Destaques V+