Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Europa atravessa a pior seca dos últimos 500 anos?

11 ago, 2022 - 14:58 • Pedro Valente Lima

A situação atual de escassez de água bate recordes de décadas e até de séculos em vários pontos do continente.

A+ / A-

A Europa está a caminho da pior seca dos últimos 500 anos. A previsão do Centro Comum de Investigação da União Europeia não é animadora e aponta que a atual situação de seca ainda deverá piorar, devido às ondas de calor e ao défice de precipitação por todo o continente. As barragens e rios esvaziados são uma constante no cenário europeu.

Segundo Andrea Toreti, investigador do Observatório Europeu da Seca, "este ano é realmente excecional" e prepara-se para registar uma seca "mais extrema" do que em 2018.

Em Portugal, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), não choveu o suficiente em 14 dos últimos 20 anos. Neste momento, o instituto coloca 55% do território continental em seca severa e os restantes 45% em seca extrema. O ano de 2022 já fica marcado pela terceira pior seca em Portugal desde 1931.

Infelizmente, em Espanha o cenário é bastante familiar. O país está a viver a pior seca desde 1981 e as reservas de água estão a menos de metade da capacidade total das albufeiras e barragens. No início de agosto, a bacia do rio Guadiana encontrava-se apenas a um quarto da sua capacidade habitual em território espanhol.

Outro dos episódios recentes de seca passa pela fronteira entre a Suíça e a França. Depois de meses com pouca chuva, o rio Doubs está praticamente seco, reduzido a escassos canais de água.

Neste momento, mais de cem municípios franceses não têm capacidade para fornecer água potável canalizada e 62 regiões têm acesso restrito a este bem precioso. Em comunicado, a primeira-ministra francesa, Elisabeth Borne, anunciou a criação de uma task force para fazer frente à "pior seca de sempre" registada em França.

Nas cidades e principais centros urbanos da Europa, rios e canais dão lugar a paisagens áridas. Na Alemanha, o baixo nível das águas do Reno ameaça o transporte de bens essenciais, como o carvão e gasolina. O rio costuma ser uma das principais vias utilizadas, mas a redução do caudal poderá obrigar as empresas a recorrerem a embarcações de menores dimensões ou até a optar por outras alternativas mais caras, como o caminho de ferro.

A sul, 2022 será o ano mais quente e seco de que há registo em Itália, segundo o Instituto de Atmosfera e Ciência Climática do Conselho Nacional de Investigação italiano. A escassez de água faz-se sentir de tal forma que o rio Pó, o maior rio do país, está 90% abaixo da sua habitual capacidade. Com vários segmentos do seu percurso secos, foi até possível desvendar uma bomba da II Guerra Mundial.

Nos Países Baixos, a seca encalhou várias casas-barco no leito do rio Waal, perto de Nijmegen. O governo neerlandês já declarou a oficial escassez de água no país, que, abaixo do nível do mar, poderá ser um dos mais afetados pelos efeitos do aquecimento global.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+