Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Incêndios

Amares. Piloto de helicóptero de combate a incêndios "em estado grave", mas não corre perigo de vida

01 set, 2022 - 19:56 • Ricardo Vieira

Autarca confirma à Renascença que o piloto encontra-se estável. Acidente aconteceu “após a última largada do dia” e depois de “embater num cabo de muito alta tensão”.

A+ / A-

O piloto do helicóptero de combate a incêndios que se despenhou esta quinta-feira em Amares “encontra-se em estado grave", mas não corre perigo de vida, indica à Renascença fonte da Proteção Civil.

Segundo a mesma fonte, o piloto encontra-se "consciente e colaborante" e “está fora de perigo de vida”, sublinhando, no entanto, tratar-se “de um ferido grave, com várias lesões e fraturas, nomeadamente ao nível dos membros inferiores e da zona pélvica”.

À Renascença, o presidente da Câmara Municipal de Amares confirma que o piloto "está estável", informação corroborada em comunicado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

A gravidade dos ferimentos sofridos pelo piloto ainda não é conhecida.

O helicóptero de combate a incêndios terá embatido num cabo de alta tensão, indica ainda o autarca.

O aparelho despenhou-se junto à localidade de Louredo.

Para o local do acidente foram destacados 27 operacionais, apoiados por oito viaturas, refere a Proteção Civil.

O meio aéreo estaria a combater um incêndio que lavra em Amares desde as 17h48 desta quinta-feira, numa zona de mato. A combater as chamas estão 53 operacionais, apoiados por 13 viaturas.

Doze acidentes com aeronaves de combate a incêndios foram registados em Portugal, desde 2009, causando a morte a cinco pessoas.

O mais recente aconteceu em julho deste ano, em Foz Côa, no distrito da Guarda, quando um avião anfíbio "FireBoss", de combate a incêndios, se despenhou em Castelo Melhor. O piloto morreu na queda do avião.

[Atualizado às 22h23]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Desabafo Assim
    02 set, 2022 Porto 09:24
    Nem sei o que dizer, mas sinto no coração uma vontade enorme de dizer alguma coisa.

Destaques V+