Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marta Temido. Ordem dos Médicos quer um novo ministro que "faça acontecer"

30 ago, 2022 - 08:57 • Lusa

A saída da ministra da Saúde acontece após a morte de uma mulher após uma cesariana de urgência no Hospital São Francisco Xavier.

A+ / A-

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM) disse que só o primeiro-ministro e a ministra da Saúde podem explicar o porquê da demissão da titular da pasta da Saúde e que para o cargo se pretende alguém que "faça acontecer".

Em declarações à agência Lusa, Miguel Guimarães referiu que para o Ministério da Saúde se pretende "um ministro que faça acontecer e que resolva os problemas que afetam a saúde em Portugal e que de uma forma transversal afetam todos os portugueses".

"A saída da senhora ministra do Governo é uma decisão dela e que só ela pode explicar aos portugueses. E só o senhor primeiro-ministro pode explicar porque aceitou de imediato esta demissão", referiu, a propósito do pedido de saída do Governo de Marta Temido, conhecida esta madrugada.

Para Miguel Guimarães falta saber se a saída de Temido se deve "ao facto de já não ter alternativas para resolver os graves problemas da saúde em Portugal".

"Ou foi porque o Governo não lhe deu condições para executar as medidas estruturais que eventualmente poderia querer fazer no Serviço Nacional de Saúde", questionou.

A saída da ministra da Saúde acontece após a morte de uma mulher após uma cesariana de urgência no Hospital São Francisco Xavier. A grávida de 31 semanas tinha sido transferida de Santa Maria por falta de incubadoras no serviço de Neonatologia e sofreu uma paragem cardiorrespiratória durante o transporte.

Foi ministra durante os três últimos três executivos, liderados pelo socialista António Costa.

Fonte do Governo já fez saber que a substituição da ministra da Saúde "não será rápida", adiantando que António Costa gostaria que fosse Marta Temido a concluir o processo de definição da nova direção executiva do SNS.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António dos Santos
    30 ago, 2022 Coimbra 23:11
    PARTE 2: Nesta situação artificial provocada pelos médicos, tem só um fim, obrigar o Governo a aumentar os seus ordenados!! Aqui aqui se vê os parasitas que eles são. Quando obrigaram o Governo a reduzir o horário de trabalho de 40 para 35 horas, alegando que se não fosse assim os doentes corriam perigo. Espantoso!! No entanto saem do público e vão para os consultórios e privados!! SENDO VERDADE A SUA JUSTIFICAÇÃO, ELES SÃO POTÊNCIAS ASSASSINOS!!!
  • António dos Santos
    30 ago, 2022 Coimbra 23:06
    A ordem dos médicos é o centro do corporativismo dos mesmos. Nunca vi um palhaço de bastonário a defender os doentes!! Só defende os seus, quando os mesmos vão de manhã ao hospital, põem o dedo no aparelho, saem e no final do dia voltam lá para colocar o dedo no aparelho. Não condenam os médicos que emitam baixas e atestados falsos, que para além de serem falsos estão a roubar os portugueses. Tudo o que estou a dizer é de conhecimento geral. Aqui também há uma responsabilidade das administrações dos hospitais, que sabem disto e fecham os olhos. Mas também os presidentes das administrações não têm competência e são escolhidos só pela sua cor clubística. Mas o principal culpado são os governos, que deveriam já ter publicado uma Lei que obrigue os médicos ao fim do curso, serem obrigados a trabalhar durante 5 anos, para o Estado, recebendo o vencimento agora aplicado. A falta de médicos nos hospitais, não é pelo o número dos mesmos, mas sim, pela incompetências das administrações não controlarem as férias. Estes senhores não têm que ser privilegiados, em relação aos restantes trabalhadores, que têm de gozar as férias repartidas, entre os meses de maio a setembro. Mas estes senhores marcam a maiorias das férias em julho e Agosto. Por isso, é que não há médicos para as urgências. Outro problema porque razão é que todos os médicos não fazem urgências?! Porque os mais velhos não fazem, mas continuam a trabalhar particularmente!!!! GOVERNO E ASSEMBLEIA REPÚBLICA QUE DEFENDAM O POVO.

Destaques V+