Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Grávida morre durante transporte do Santa Maria para outro hospital

29 ago, 2022 - 20:55 • Redação

Mulher de 34 anos sofreu paragem cardiorrespiratória, quando foi transferida para o São Francisco Xavier, por falta de vaga no Serviço de Neonatologia.

A+ / A-

Uma mulher de 34 anos morreu no último sábado, depois de ter sofrido uma paragem cardiorrespiratória, quando foi transferida do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, para o São Francisco Xavier, por falta de vaga no Serviço de Neonatologia.

A mulher de nacionalidade indiana estava a passar férias em Portugal, com cerca de 30 semanas de gravidez. Recorreu pela primeira vez ao serviço de urgência do Hospital de Santa Maria na terça-feira passada, 23 de agosto, por volta das 2 horas da manhã.

"Após normalização das tensões arteriais e franca melhoria respiratória, foi transferida cerca das 13 horas do mesmo dia para o Hospital São Francisco Xavier, por ausência circunstancial de vagas de Neonatologia no CHULN, acompanhada por um médico e enfermeiros", diz o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), numa nota, esta segunda-feira.

A grávida entrou em paragem cardiorrespiratória durante o transporte, tendo sido realizada a reanimação ainda na viagem, indica o mesmo comunicado.

No Hospital São Francisco Xavier "foi submetida a uma cesariana urgente, tendo o recém-nascido 772 gramas, que foi para a unidade de cuidados intensivos neonatais por prematuridade", indica o Santa Maria.


O bebé continua internado na neonatologia do Hospital São Francisco Xavier. A mãe, que ficou internada nos cuidados intensivos, viria a morrer.

De acordo com a TVI, a paragem cardíaca durou 17 minutos e a mulher entrou em coma profundo.

[Notícia atualizada às 21h30]

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Adélio Pequenino
    29 ago, 2022 Terras da Vernária 21:18
    As gestões hospitalares públicas exigidas ao lúciferes António Costa pela catraia Catarina estão a produzir bons fruitos! Por onde anda o Januário Torgal Ferreira? Boa noite.

Destaques V+