Tempo
|
A+ / A-

Faltam professores de informática a sul do país

29 ago, 2022 - 07:48 • Filipa Ribeiro com redação

Os alunos regressam às aulas entre 13 e 16 do próximo mês.

A+ / A-

A duas semanas do arranque das aulas ainda faltam professores, especialmente de informática, nas zonas de Lisboa do Algarve e, pontualmente, no Alentejo.

A garantia é deixada à Renascença pelo presidente da Associação Nacional de Diretores de Escolas Públicas. "Tenho conhecimento de dezenas de horários - anuais e completos – para os quais o Ministério da Educação já disse às escolas para promoverem o respetivo conclusos, pois não há professores nas listas da tutela".

Segundo Filinto Lima as escolas têm "luz verde" do Governo para contratar diretamente os docentes em falta, sem necessidade de esperar pelas reservas de recrutamento que ainda vão acontecer até ao início do ano letivo.

Na opinião, a "prova dos nove em relação à escassez de professores vai fazer-se nos primeiros dias de arranque do ano escolar, que começa a 1 de setembro. Aí é que vamos, de acordo com as baixas médicas, quantos docentes é que temos de substituir e se o sistema responde".

Os alunos regressam às aulas entre 13 e 16 do próximo mês.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    30 ago, 2022 Lisboa 20:21
    Apesar da propaganda governamental, quem tem 2 dedos de testa e está minimamente informado, percebe que aqueles que têm a possibilidade de trabalhar remotamente a partir de casa, ou nas empresas com boas condições de trabalho, não trocam isso por "uma casa às costas", uma carreira estagnada, toneladas de trabalho burocrático, Diretores que são verdadeiros tiranetes a exigir muito para além das atribuições, e tudo isto por um salariozeco que é menos de metade do que recebem nas Empresas. E já falei nas dificuldades do que é ser professor de alunos turbulentos, e violentos verbal e até fisicamente, e mais os seu progenitores que são outro tanto? Quem é o doido que larga um bom trabalho numa Empresa onde é essencial, por uma m**** de carreira, que é o que a carreira docente se tornou hoje em dia?

Destaques V+