Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ultrapassada a barreira dos 100 mil hectares ardidos em Portugal

23 ago, 2022 - 11:01 • Celso Paiva Sol

Também o número de incêndios atinge valores mais elevados do que em vários anos anteriores. Até agora, foram registados 9.056.

A+ / A-

Já foi ultrapassada a barreira dos 100 mil hectares consumidos pelos incêndios este ano.

De acordo com os dados oficiais do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, desde 1 de janeiro já arderam 102.710 hectares, o que representa um aumento significativo face aos anos anteriores.

É uma área maior do que aquilo que ardeu no total dos últimos dois e, nesta altura do ano, 61% mais do que a média da última década.

Também o número de incêndios atinge valores mais elevados do que em vários anos anteriores. Até agora, foram registados 9.056.

É preciso recuar ao trágico ano de 2017, aquando dos fogos de Pedrógão Grande, para se encontrar um registo pior.

A área ardida este ano está acima da média da década e é quase o dobro face ao ano passado, sendo neste momento o 4.º pior ano da última década, no que a território queimado diz respeito.

O incêndio com maior área ardida este ano é o da Serra da Estrela, com mais de 26 mil hectares ardidos em menos de duas semanas, quase quatro vezes superior ao segundo maior fogo, o de Murça, no distrito de Vila Real, onde foram queimados mais de 7 mil hectares.

O incêndio que mais preocupa e que voltou a ficar ativo esta terça-feira, em Samardã, também no distrito de Vila Real, já queimou mais de 4.500 hectares e é o 4.º maior incêndio do ano.

O Governo anunciou segunda-feira que a situação de alerta devido aos incêndios não vai ser prolongada. Apesar de a situação de alerta ser levantada a partir de quarta-feira, "manter-se-á o patrulhamento dissuasor reforçado" e vários distritos ficam em alerta laranja.

Um total de 300 patrulhas da GNR mantêm-se no terreno diariamente, juntamente com outras 300 patrulhas em coordenação ou outras entidades externas, adiantou o ministro da Administração Interna.

Na passada semana, a GNR revelou ter detido 68 pessoas por crime de incêndio florestal desde o início de 2022 - o dobro das detenções registadas no mesmo período do ano passado.

Esta terça-feira, a Polícia Judiciária dá conta da detenção de mais três suspeitos.

O Departamento de Investigação Criminal de Vila Real da PJ, com a colaboração da GNR de Peso da Régua, procedeu à identificação e detenção de dois homens, suspeitos de terem ateado um incêndio em área florestal no Concelho de Mesão Frio, a 21 de agosto. Segundo a PJ, os detidos, com 26 e 69 anos de idade, vão ser presentes a interrogatório para aplicação das medidas de coação.

A Polícia Judiciária deteve ainda, fora de flagrante delito, um homem suspeito da autoria de um crime de incêndio florestal na localidade de Folgosa, no concelho da Maia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+