Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Incêndios

Governo não prolonga situação de alerta

22 ago, 2022 - 20:10 • Ricardo Vieira

Apesar de a situação de alerta ser levantada a partir de quarta-feira, "manter-se-á o patrulhamento dissuasor reforçado" e vários distritos ficam em alerta laranja.

A+ / A-

A situação de alerta devido aos incêndios não vai ser prolongada para lá de terça-feira, anuncia o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.

A partir de quarta-feira as temperaturas devem voltar a descer, com máximas até 35 graus, e a humidade vai aumentar, podendo chegar aos 80% nas zonas do Litoral, referiu o ministro.

“Em função deste quadro de melhoria significativa a partir de quarta-feira das condições meteorológicas, entendemos que era possível aliviar as restrições associadas ao perigo dos incêndios rurais e decidimos por isso não prolongar a situação de alerta para além das 24h00 do dia de amanhã”, declarou José Luís Carneiro.

A situação continua a exigir cuidados especiais e, por isso, "a Autoridade Nacional de emergência e Proteção Civil manterá o alerta laranja no dia de amanhã em 16 distritos e no dia 24 em cinco distritos, muito particularmente nos distritos do interior Norte e Centro”.

A Proteção Civil vai levar a cabo o “pré-posicionamento dos meios terrestres e aéreos, acompanhando o risco nos diferentes pontos do território nacional”.

De acordo com o ministro, apesar de a situação de alerta ser levantada, "manter-se-á o patrulhamento dissuasor reforçado" para tentar prevenir novos focos de incêndio.

Um total de 300 patrulhas da GNR mantêm-se no terreno diariamente, juntamente com outras 300 patrulhas em coordenação ou outras entidades externas, adiantou o ministro da Administração Interna.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+