Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ministros "são livres de fazerem contratações”. Costa não comenta caso Sérgio Figueiredo

12 ago, 2022 - 12:02 • Lusa

“Eu não vou falar de casos específicos, se houver dúvidas, as entidades competentes tratarão delas", diz primeiro-ministro sobre contratação de ex-jornalista para consultor do Ministério das Finanças.

A+ / A-

O primeiro-ministro recusou esta sexta-feira comentar a contratação do ex-administrador da Fundação EDP e ex-diretor de Informação da TVI, Sérgio Figueiredo, pelo Ministério das Finanças, afirmando que “os membros do Governo são livres de fazerem contratações para os seus gabinetes”.

“Não comento as composições dos membros dos gabinetes dos governos. Como sabemos, os membros do Governo são livres de fazerem contratações para os seus gabinetes, e eu não faço comentários”, afirmou António Costa em declarações aos jornalistas à margem de uma visita à creche Luís Madureira, na Amadora (Lisboa).

Perante a insistência dos jornalistas, o chefe do executivo reiterou que “cada membro do Governo organiza as suas equipas”.

“É o que está na lei desde sempre, que os membros do Governo têm direito a um gabinete onde contratam pessoas da sua confiança, para desempenhar e apoiar no exercício das suas funções.”

Costa afirmou assim que não ia “falar nem sobre essa situação em concreto, nem sobre qualquer outro gabinete”, defendendo que “as regras que estão definidas na lei são as leis que devem ser aplicadas”.

“Eu não vou falar de casos específicos, se houver dúvidas, as entidades competentes tratarão delas. Quanto ao mais, é a regra normal. Aquilo que me compete fazer é focar-me naquilo que é essencial para o país”, sublinhou.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • a souza souza
    12 ago, 2022 Alverca 14:06
    Quando o chefe pensa assim,,. será que o povo pode confiar ?
  • ze
    12 ago, 2022 aldeia 13:12
    A "democracia"mostrada pelo PS é impressionante,não bastava já a falta total de isenção do Presidente de A.R. também do PS.......vamos bem.......não haja dúvidas.
  • EU
    12 ago, 2022 PORTUGAL 12:55
    " focar-me no essencial para o País ", disse o Senhor Primeiro Ministro. Continuo a, interrogar se Antonio Costa é de facto PRIMEIRO MINISTRO. Mas vamos lá então. Se cada MINISTRO pode contratar quem quiser, como explica que cada um desses Ministros não pode por o INTERESSE do País em primeiro lugar? Já REPAROU que o Senhor, enquanto Primeiro Ministro, é PIOR que José Sócrates? Passo a explicar. Quando José Sócrates era AQUILO que o Senhor É, tinha a preocupação de ser Ele a ter a última palavra. Ao contrário, o Senhor não quer saber de NADA, a não ser de Si próprio. Olhe que Salazar, muito embora não quisesse saber do POVO PORTUGUÊS, não queria saber DELE PRÓPRIO. Não tenha dúvida ALGUMA, pois foram nos seus MANDATOS que o País mais ARDEU, mais casas foram consumidas e o Senhor a passear-se todo ENGRAVATADO. Recue no tempo e veja o que DISSE.
  • Americo
    12 ago, 2022 Leiria 12:52
    É isto que se espera de um primeiro-ministro ? Este sr. sabe por acaso o que é a ética ? Agora já se percebe o caso do outro ministro. É o governo em roda livre.

Destaques V+