Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Hospitais de Coimbra: 50 farmacêuticos entregam escusa de responsabilidade

05 jul, 2022 - 09:18 • Filipa Ribeiro , Olímpia Mairos

Bastonário explica que “é um ato de fim de linha e apenas é feito em desespero". Em causa a sobrecarga do trabalho.

A+ / A-

Cerca de 50 a 55 farmacêuticos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) vão entregar, esta terça-feira, pedido de escusa de responsabilidades, face à sobrecarga do trabalho.

À Renascença, o bastonário da Ordem dos Farmacêuticos explica que o “pedido de escusa resulta do facto de os colegas sentirem que não estão reunidas as condições para que possam exercer adequadamente as funções em segurança e com segurança para os doentes”.

É um ato de fim de linha e apenas é feito em desespero. É o terceiro hospital do SNS onde isto acontece. E é um problema que se vem agudizando com a saída de profissionais ou porque se reformam ou porque não são renovados os contratos dos farmacêuticos contratados durante a pandemia”, assinala Hélder Mota Filipe.

Já houve situações semelhantes no Centro Hospitalar e Universitário do Porto e no IPO do Porto.

Os profissionais vão apresentar o pedido de escusa de responsabilidades junto da administração daquele hospital por estarem “sistematicamente sobrecarregados”.

Os pedidos ainda não chegaram à ordem, no entanto, o bastonário refere que têm “conhecimento da situação que tem que ver basicamente com a falta de condições”.

De acordo com Heéder Mota Filipe, “no último levantamento da ordem nos hospitais do SNS, em cada 100 farmacêuticos faltam cerca de 250 a 300”.

“Não se trata de dificuldades no mercado, o Governo é que não abre concursos nem vagas para a contratação de mais profissionais”, acusa.

O problema não é regional, está a acontecer no SNS de uma forma geral” e avisa que “pode acontecer em mais hospitais do país”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+