Tempo
|
A+ / A-

Ranking das Escolas 2021

Este colégio colocou quase metade dos finalistas em Medicina e é o novo líder do Ranking das Escolas

08 jul, 2022 - 00:01 • Isabel Pacheco

No topo do ranking das escolas, o colégio Nova Encosta, em Paços de Ferreira, viu 13 dos 30 finalistas do ensino secundário ingressarem no curso de Medicina no último ano letivo. Um “orgulho” para a direção deste colégio privado, que regista a melhor média do país a Matemática.

A+ / A-

Veja também:


A sexta-feira é dia de jogo de futsal entre os alunos do secundário e os professores do Colégio Nova Encosta, em Paços de Ferreira, o novo líder do Ranking das Escolas 2021. Rui Azevedo é o diretor pedagógico do colégio e um dos avançados da equipa.

“Jogamos futsal num pavilhão aqui da região. Este ano os professores estão a perder. Mas, nos outros anos, tínhamos um 'score' um pouco acima. Este ano eles são melhores - ou nós temos mais um ano”, brinca o responsável.

É o mesmo ambiente que se tenta manter, também, dentro da escola, até porque, como diz o membro da direção, existe mais do que “simplesmente a média de testes”.

O que tentamos fazer é conhecer o aluno na sua totalidade. Perceber que há outras dimensões que vão para além da escola e, ao fim de algum tempo, conseguimos ter um balanço se o aluno está melhor ou consegue dar respostas melhores”, explica.

Para isso, conta - e muito - a estabilidade do corpo docente, uma das “chaves do sucesso” do colégio, fundado em 2011, que consegue, pela primeira vez, o primeiro lugar do ranking das escolas, reconhece Rui Azevedo. O “ambiente familiar” da escola também faz a diferença, acrescenta.

“Conhecemos as crianças, as famílias e até conseguimos antecipar crises. As famílias têm abertura para partilharem informação mais sensível para podermos atuar”, descreve. Por isso, “conseguimos perceber quando estão tristes, mesmo, sem falarem”.

Do pré-escolar ao secundário

Outra das vantagens apontadas para a boa classificação do estabelecimento de ensino é o facto de assegurar a continuidade de ciclos, desde o pré-escolar até ao secundário.

Tenho a felicidade de conhecer muitos dos alunos desde o momento em que usavam fraldas e que estão, agora, no 7.º ou 8.º ano”, conta o diretor pedagógico.

Ao todo, são pouco mais de 500 alunos que frequentam o estabelecimento de ensino privado. E cada ano letivo tem a sua sala de aula com turmas que não ultrapassam os 26 alunos.

"Quem muda, quem roda são os adultos. No fundo, o grupo de turma tem a sua sala de aula e deixa as coisas sempre na sala e quem faz essa alteração são os professores", explica.

São os pequenos “privilégios” do ensino privado, admite Rui Azevedo, numa escola onde há espaço para uma sala de artes, um ginásio para o ballet ou para hip hop e um jardim que chamam de “bosque” para os mais pequenos.

O Colégio Nova Encosta, em Paços de Ferreira, é a escola do ano, destronando o Colégio Nossa Senhora do Rosário, no Porto, caiu para o 4.º lugar do Ranking das Escolas após seis anos em primeiro lugar.

Pelo terceiro ano consecutivo não há nenhuma escola pública no “top 30” do secundário, indica o Ranking das Escolas de 2021, divulgado esta sexta-feira, que tem em conta as notas dos exames nacionais.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Petervlg
    11 jul, 2022 Trofa 08:02
    Coloquem os alunos dos colégios, a fazerem os examos nacionais, nas escolas publicas e depois analisem os dados.
  • Ivo Pestana
    08 jul, 2022 Funchal 10:33
    Estranho. Um caso para investigar.

Destaques V+