A+ / A-

Monkeypox. Número de casos sobe para 415

01 jul, 2022 - 19:18 • Ricardo Vieira

São mais 13 infeções no espaço de 24 horas.

A+ / A-
Varíola dos Macacos. Que doença rara é esta que está a crescer em Portugal?
Varíola dos Macacos. Que doença rara é esta que está a crescer em Portugal?

Aumenta para 415 o número de casos confirmados de varíola dos macacos em Portugal, avança a Direção-Geral da Saúde (DGS). São mais 13 infeções no espaço de 24 horas.

"A maioria das infeções foram notificadas, até à data, em Lisboa e Vale do Tejo, mas já existem casos nas restantes regiões do continente (Norte, Centro, Alentejo e Algarve) e na Região Autónoma da Madeira", segundo a DGS.

Todos as infeções confirmadas são em homens entre os 19 e os 61 anos, tendo a maioria menos de 40 anos.

Os casos identificados mantêm-se em acompanhamento clínico, encontrando-se estáveis.

"Uma pessoa que esteja doente deixa de estar infeciosa apenas após a cura completa e a queda de crostas das lesões dermatológicas, período que poderá, eventualmente, ultrapassar quatro semanas", indica a DGS.

A União Europeia adquiriu um lote de 109.090 doses da vacina de última geração contra a varíola, eficazes contra o Monkeypox, para distribuir pelos Estados-membros.

A Portugal foram destinadas 2.700 vacinas para pessoas que tiveram contacto com doentes com a varíola dos macacos, que deverão chegar a partir de 5 de julho.

A informação é adiantada à Renascença pela Direção-Geral da Saúde (DGS), depois de Graça Freitas ter previsto que chegariam até ao final de junho.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+