Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Transportes públicos

Onde está o autocarro? Carris Metropolitana lança mapa em tempo real

22 set, 2023 - 18:31 • João Pedro Quesado

Lançada em fase de testes, a intenção da operadora é verificar o funcionamento para disponibilizar a informação a aplicações como a Google Maps. Por agora, é possível dizer se a informação mostrada está correta.

A+ / A-

Quem nunca esperou e desesperou por um autocarro, sem saber quando ele chega ou se vai, sequer, chegar? Agora, a Carris Metropolitana parece querer acabar com estes momentos, e lançou esta sexta-feira uma ferramenta que permite saber a localização dos autocarros em tempo real, assim como saber quanto tempo falta para aparecer o próximo.

Os utilizadores podem pesquisar por uma paragem e verificar a circulação dos autocarros que servem a paragem selecionada - assim como os serviços que rodeiam a paragem.

A lista de autocarros por paragem aparece ordenada cronologicamente, pelo autocarros mais próximos da paragem. Ao selecionar um autocarro, o percurso aparece assinalado na totalidade no mapa.

A ferramenta de tempo real dos autocarros foi disponibilizada em versão beta. Isto significa que os utilizadores podem dizer, no site, se as estimativas de chegada estão corretas, permitindo à Carris Metropolitana afinar o sistema durante este período inicial, de testes, para assegurar que a informação fornecida é "precisa".

O passo seguinte será disponibilizar esta informação nos painéis instalados nas paragens de autocarro, assim como nas aplicações como Google Maps.

Foto: Captura de ecrã/Carris Metropolitana
Foto: Captura de ecrã/Carris Metropolitana
Foto: Captura de ecrã/Carris Metropolitana
Foto: Captura de ecrã/Carris Metropolitana
Foto: Captura de ecrã/Carris Metropolitana
Foto: Captura de ecrã/Carris Metropolitana

Ligado ao sistema dos próprios autocarros, este serviço em tempo real aumenta a informação disponível aos passageiros, uma dimensão importante num sistema de transportes públicos que é regularmente descurada em Portugal.

Na estrada os autocarros sofrem regularmente com o trânsito automóvel, que atrasa os veículos e deixa os passageiros "pendurados".

Lançada em duas fases diferentes, em junho de 2022 e janeiro de 2023, a Carris Metropolitana tem mais de 1.600 autocarros a realizar mais de 19.800 circulações diárias. Por dia, são transportados entre 500 a 600 mil passageiros.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+