Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

reportagem

Carris Metropolitana arranca a meio gás a norte de Lisboa

02 jan, 2023 - 10:03 • João Cunha

Algumas rotas alteradas, horários por cumprir e passageiros pouco informados.

A+ / A-

A Carris Metropolitana teve esta segunda-feira primeiro dia útil de funcionamento nos concelhos de Oeiras, Sintra, Amadora, Loures, Odivelas, Mafra e Vila Franca de Xira, mas nem tudo está a correr tão bem como o previsto. Este sete concelhos juntam-se aos de Cascais e Lisboa.

Há novas rotas e novos horários, mas alguns não estão a ser cumpridos. Que o diga Carlos Ribeiro, que junto à estação da CP da Amadora, esperava esta manhã por um autocarro há tempo demais.

"Há uma hora [à espera]. Não é normal esperar tanto tempo por um autocarro", lamenta um utente dos transportes públicos, adiantando ainda que ninguém dá explicações.

"Ao menos, que colocassem na paragem informação aos passageiros", diz, sublinhando que antes, os autocarros já falhavam. "Não apareciam ou vinham atrasados. Agora, é isto."

Atrás da paragem, para se abrigar do vento frio, Inês João estava de telefone na mão, a consultar o site da Carris Metropolitana. Como não conseguiu perceber a que horas passava o autocarro, que tardava, decidiu arranjar uma alternativa para chegar a horas ao trabalho.

"Há uma hora. Não é normal esperar tanto tempo por um autocarro", Carlos Ribeiro, utente.

"Estou a pedir um Uber porque já vou chegar atrasada ao trabalho. Estou aqui desde as sete e meia (e já eram oito e um quarto) e não chegou nenhum". E admite que hoje vai ter de estudar as novas carreiras e os novos horários, de forma a que, amanhã, corra tudo melhor, do que dela depender.

Em Belas, no concelho de Sintra, uma paragem com uma fila imensa de habituais passageiros, à espera. Enter elas, Jessica Boneco, de horário em papel na mão, e completamente aos papéis.

"Estou completamente perdida. Os horários, para mim, ainda são complicados de entender. E os números das novas carreiras, ainda não os decorei".

Maria Cristina, que antes das sete da manhã esperava por um autocarro em Loures, estava preocupada: àquela hora, já estava a caminho do Hospital de Santa Maria, onde trabalha. Hoje, o autocarro tardava em chegar. Já tinha consultado o site da Carris Metropolitana, mas não se entendeu com a forma de chegar á informação. E já tinha tentado, sem sucesso, a linha de apoio ao cliente.

"É como os centros de saúde. Liga-se e ninguém atende. Isto é igual", lamentava, antes de entrar num autocarro que a levaria à Pontinha, para dai apanhar o metro até ao emprego.

Mais abaixo, do outro lado da rua, Manuela Tavares também consultava, sem sucesso, o site da Carris Metropolitana, onde não conseguia aceder aos horários. E deixava um desejo para o novo ano.

"Pior do que está não vai ficar. É um dia de cada vez e a esperança é a última a morrer. E em 2023, esperamos que a coisa melhore, não é?"

Um autocarro - novinho em folha como a maioria - chega á paragem, sem qualquer informação no painel electrónico sobre qual o seu destino. O motorista abre a porta e lá revela para onde vai. Ainda com dúvidas quanto ao sistema de validação de passes ou de bilhetes comprados a bordo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria verdial
    02 jan, 2023 Flamenga 16:41
    Moro na Flamenga servida com a carreira 2015 da Carris Metropolitana.Consultadas as informações disponíveis na Google, verifiquei que apenas têm um horário que se inicia às 7,55H e termina às 13,10 H. Contactei, com muita paciência, telefonicamente a CM e consegui ser atendida por um operador. Posta a questão ele confirmou que o horário era aquele. Isto é uma anedota e quem precisa dos serviços não pode estar sujeito a tanta incompetência que, aliás, já se tinha verificado na margem sul. Com os cumprimentos, agradecendo a oportunidade concedida.

Destaques V+