Tempo
|
A+ / A-

Diogo Ayres de Campos

Fecho de urgências. Comissão de acompanhamento pede mais coordenação entre hospitais

19 jun, 2022 - 17:54 • Lusa

Presidente da comissão de acompanhamento de resposta em urgência de ginecologia, obstetrícia e bloco de partos diz que o objetivo é evitar que os serviços funcionem de forma desorganizada.

A+ / A-

A comissão de acompanhamento criada em resposta à crise nos serviços de urgência de obstetrícia e ginecologia vai arranjar uma fórmula para que exista "maior coordenação" entre os hospitais quando a maternidade ou o bloco de partos está encerrado.

"Vamos tratar sobretudo arranjar uma fórmula para que haja maior coordenação entre os hospitais quando há contingências e tentar que sejam bem claros para a população os tipos de contingência que existe", disse à agência Lusa o coordenador nacional da comissão, o médico Diogo Ayres de Campos.

A comissão de acompanhamento de resposta em urgência de ginecologia, obstetrícia e bloco de partos foi anunciada na semana passada pela ministra da Saúde, Marta Temido, e é constituída por seis elementos, designadamente o coordenador nacional e outros cinco clínicos em representação por cada região do país.

Diogo Ayres de Campos, diretor do serviço de obstetrícia do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte e presidente da Associação Europeia de Medicina Perinatal, considerou que deve existir uma maior coordenação entre hospitais quando um bloco de partos ou uma urgência encerra para que não aconteça em simultâneo e de forma desorganizada, como tem sucedido nos últimos dias.

"Às vezes fecha o bloco de partos, outras vezes as urgências e quando passa para a comunicação social nem sempre é muito claro o que está fechado e isso pode trazer alguma confusão às grávidas", disse, sublinhando que as utentes têm de saber para onde se devem dirigir.

Diogo Ayres de Campos sublinhou que a "primeiro prioridade" da comissão "é arranjar soluções para o verão", mas ao mesmo tempo e já que está a lidar com "estes problemas agudos" terá também de começar "a pegar nos problemas mais estruturais e tentar alterações aí, porque senão está apenas a reagir e não a planear".

O médico disse também que, neste momento, não há um tempo fixo de duração da comissão de acompanhamento, que terá também como tarefa rever o mapa de referenciação hospitalar em saúde materna e infantil.

Questionado sobre se os serviços de urgência de obstetrícia e ginecologia e bloco de partos de vários pontos do país vão continuar a ter problemas nos próximos dias, Diogo Ayres de Campos afirmou não ter condições para responder a isso neste momento.

A comissão de acompanhamento, que foi nomeada na passada sexta-feira, vai reunir-se, na segunda-feira de manhã, com a ministra da Saúde; à tarde, com as administrações regionais de saúde (ARS).

Nos últimos dias, vários serviços de urgência de obstetrícia e ginecologia e bloco de partos de vários pontos do país tiveram de encerrar por determinados períodos ou funcionaram com limitações, devido à dificuldade dos hospitais em completarem as escalas de serviço de médicos especialistas.

Na quarta-feira passada, Marta Temido anunciou a criação de uma comissão para acompanhar a resposta das urgências de ginecologia e obstetrícia e bloco de partos dos hospitais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    19 jun, 2022 PORTUGAL 18:18
    " Comissão de acompanhamento " composto por SEIS elementos. Assim há sempre EMPAT(A)ES, não acham. Fazem-me lembrar da altura em que na minha Aldeia havia o Cabo de Ordens e o Regedor. Depois havia o Cabo da Guarda e o Chefe da Polícia. Mas depois também havia o Juiz de Direito da Comarca. Só que o Juiz de Direito da Comarca para condenar o EM CAUSA, tinha de pedir autorização ao Juiz de Direito da Comarca Superior e só depois é que através do Chefe da Polícia ou do Cabo da Guarda é que levavam a condenação ao Regedor para mandar o Cabo de Ordens prender o EM CAUSA. Perceberam? Se não, não se preocupem pois ISTO não é para PERCEBER. Vá lá que agora há AMBULÂNCIAS. Na altura as diligências eram levadas, ou efetuadas, em carroças puxadas com animais.

Destaques V+