Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19. Estudo reporta casos de crianças que apresentam lesões cardíacas e pulmonares persistentes

01 jun, 2022 - 19:40 • Núria Melo

Seis meses depois, há crianças que apresentam uma diminuição da tolerância ao esforço e lesões cardíacas persistentes.

A+ / A-

Um estudo realizado por especialistas do Hospital de Dona Estefânia, em Lisboa, revela que há crianças que estiveram infetadas com o vírus SARS-CoV-2 que, mesmo assintomáticas ou com sintomas ligeiros, apresentam lesões cardíacas e pulmonares persistentes.

Em entrevista à Renascença, a médica Maria João Brito, autora do artigo, publicado na Ata Médica Portuguesa, explica que "crianças infetadas pelo vírus SARS-CoV-2 desenvolvem a Síndrome Inflamatória Multissistémica".

"É uma complicação rara, descrita principalmente em crianças, embora seja também diagnosticada em jovens adultos", acrescenta a médica.

O estudo centrou-se nos internamentos por Covid de abril de 2020 a abril de 2021 e concluiu que entre as 312 crianças internadas, 45 (14,4%) tiveram Síndrome Inflamatória Multissistémica (MIS-C), a primeira a 23 de abril de 2020.

A infeciologista pediátrica explica que "representa uma resposta desadequada do sistema imunológico face a uma infeção pelo vírus".

Maria João Brito acrescenta que "a maior parte das crianças tem uma doença assintomática e benigna" e não tem complicação, mas há, no entanto, uma percentagem em todo o mundo que apresenta esta Síndrome Inflamatória Multissistémica meses mais tarde.

Os médicos revelam que as crianças afetadas têm em média 7 anos e a maioria são rapazes. O vírus pandémico poupa, habitualmente os mais novos, mas há esta exceção. Dos casos, 27 (60%) eram saudáveis e 18 (40%) tinham uma doença crónica: obesidade, asma, doença renal, malformação cardíaca congénita ou epilepsia, por exemplo.

À Renascença, a infeciologista pediátrica acredita que as crianças que apresentam esta síndrome têm uma predisposição genética.

A médica explica que "apesar de rara, é fácil ser detetada pelos médicos".

Os sintomas são facilmente identificados pelos profissionais e "não deve haver motivo para alarme".

Ainda assim, os médicos alertam que a saúde cardíaca e pulmonar pode ressentir-se, daí que seja aconselhável o acompanhamento prolongado destas crianças.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+