A+ / A-

Pandemia

Covid-19. Portugal é líder mundial de novos casos há 25 dias

06 jun, 2022 - 12:33 • Diogo Camilo

País passou a ser o que regista mais infetados por milhão de habitantes a 13 de maio e tornou-se líder mundial de mortalidade da pandemia duas semanas depois. Média de novos casos é 20 vezes superior à média mundial.

A+ / A-

Portugal continua a ser o líder mundial de mortalidade da pandemia da Covid-19, registando também o maior número de novos casos de infeção por SARS-CoV-2 por 100 mil habitantes a sete dias desde o dia 13 de maio.

Na passada semana, o país registou 25,8 óbitos por milhão de habitantes, acima dos 18,9 da Finlândia e 18,5 de Trinidad e Tobago. Entre países e territórios com mais de um milhão de habitantes, apenas Taiwan - que Portugal considera como parte da China e não reconhece oficialmente - regista mais mortes por população.

Sendo assim, Portugal é líder deste indicador desde 27 de maio - há já 10 dias.

No que toca a casos, a incidência em Portugal desceu de 1.739 por 100 mil habitantes na semana passada para 1.667, mas continua muito acima de outros países: a Nova Zelândia é o segundo país no mundo com mais casos, a larga distância (936), seguido de Austrália, com 800.

O segundo país europeu com mais casos por 100 mil habitantes na última semana foi a Alemanha, que registou uma incidência de 301 - cinco vezes menor à de Portugal.

A média de novos casos diários em Portugal por milhão de habitantes está nos 2.380 - 40 vezes superior à média mundial -, enquanto a de novas mortes atribuídas à covid-19 está em 3,68 - 20 vezes superior à média mundial de 0,18.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • J M
    07 jun, 2022 Seixal 11:03
    Finalmente somos lideres mundiais em alguma coisa. Triste país este em que os governantes se vergam aos interesses económicos em detrimento da saúde da população. Como Portugal é um país envelhecido e a maioria das mortes são octogenários que se lixe, são menos umas reformas para pagar.

Destaques V+