Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pera Rocha

Pera Rocha. Produção cai mais de 50%, produtores admitem aumento do preço

09 ago, 2023 - 17:06 • Filipa Ribeiro

Seca e elevadas temperaturas fizeram com que a produção deste ano não chegue às 100 mil toneladas, quando num ano normal situa-se nas 200 mil toneladas. Associação de produtores fala em "situação dramática" e admite aumento significativo no preço da pera.

A+ / A-

A produção de pera rocha vai sofrer uma quebra acima dos 50% este ano. O alerta é deixado pela Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha (ANP), que indica que, se num ano normal a produção fica acima das 200 mil toneladas, em 2023, não vai chegar às 100 mil toneladas.

Os números avançados pelo presidente da associação devem-se à seca e a elevadas temperaturas. Filipe Ribeiro sublinha que esta é uma "situação dramática", tendo em conta que "este é o segundo ano de quebra com grande impacto na vida dos produtores".

“Por um lado, a falta de frio no inverno que leva a que as reservas nas pereiras não se tenham mantido para a época de floração. Por outro, as condições adversas na época de floração em que as flores não se transformam em fruto, há também situações pontuais de falta de água e para finalizar estes dois últimos dias de calor acentuado afetaram a produção em cerca de 20% daquilo que já havia", explica.

Para compensar a falta de produto, a ANP admite que este ano haverá um aumento significativo no preço da pera. "Este ano em concreto não há condições para se oferecer um produto a um valor de qualidade/preço baixo", diz Filipe Ribeiro.

O responsável admite que, a manter-se o cenário de seca, alterações climáticas e elevados prejuízos, há muitos agricultores que podem abandonar a cultura. Os produtores admitem avançar com pedidos de ajuda às entidades oficiais.

A apanha de pera rocha começa já na próxima semana. A maior parte da produção centra-se entre Mafra e Leiria.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+