Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Euranet

Não há "fast track”para o alargamento da União Europeia

09 nov, 2023 - 16:59 • Pedro Mesquita

A Comissão já recomendou a abertura de negociações com a Ucrânia e a Moldova mas, em entrevista à Renascença, Pedro Silva Pereira, correlator do Parlamento Europeu para o alargamento, sublinha uma mensagem política essencial: "Os candidatos têm mesmo que cumprir os requisitos. Não há um caminho acelerado para adesão e não se vai transigir nos valores fundamentais".

A+ / A-
Pedro Silva Pereira: "Não se vai transigir nos valores fundamentais"

Não há "caminho acelerado" para o alargamento da União Europeia, avisa Pedro Silva Pereira, em entrevista à Renascença. A missão do do Parlamento Europeu para o alargamento é antecipar as reformas internas que a União Europeia (UE), ainda a 27, terá que fazer antes de absorver novos Estados. Ou seja, este vice-presidente português do Parlamento Europeu tem entre mãos uma batata quente: "É verdadeiramente uma tarefa muito importante e difícil".

Alíneas prioritárias: Simplificar o processo de decisão, ponderar as implicações do alargamento na composição das instituições europeias e nas políticas de coesão, além de equacionar soluções de integração diferenciada.

A expectativa é concluir e aprovar o relatório do Parlamento europeu até finais de dezembro. O mais tardar no inicio de janeiro.

Qual é a verdadeira importância do "Pacote para o alargamento", apresentado pela Comissão Europeia, onde se recomenda a abertura de negociações com a Ucrânia e a Moldova?

O pacote sobre o alargamento que a Comissão Europeia apresentou é muito importante. É histórico porque, além de acrescentar a Geórgia à lista dos países com estatuto de candidato à União Europeia, propõe a abertura de negociações formais com a Ucrânia e a Moldova.

A abertura dessas negociações era esperada porque há sinais de progressos que esses países terão feito para virem a cumprir os requisitos para, pelo menos, abrir negociações. Mas é evidente que isso não significa que o processo de adesão desses países seja simples e célere. Basta pensar na situação de guerra em que a Ucrânia está mergulhada. Sem estabilização das fronteiras não é certamente possível uma adesão à União Europeia.

Então será, sobretudo, um ato simbólico?

Não, não. É um ato com significado político que faz avançar o processo de negociação e, portanto, de adesão. Mas não significa que ele se possa concluir ao virar da esquina.

Por onde é que passa o seu trabalho de correlator do Parlamento Europeu para o alargamento?

É um relatório que o Parlamento Europeu está a preparar para dirigir algumas mensagens políticas. A primeira é que os candidatos à adesão têm mesmo que cumprir os requisitos da União Europeia, designadamente o cumprimento das regras em matéria de Estado de Direito e dos valores fundamentais da democracia. Para além, naturalmente, das regras económicas da União Europeia.

Portanto, têm que fazer um progresso nessa direção. Não há o chamado “fast track”, um caminho acelerado para adesão e não se vai transigir nos valores fundamentais, nem se vai fixar um calendário para adesão. Portanto, é um apelo a esses países para fazerem as reformas legais, às vezes constitucionais, que são necessárias para esse efeito.

Julgo saber que não será tanto esse o seu trabalho. A sua missão neste relatório será a de preparar a União Europeia para o impacto de um eventual alargamento. Certo?

Exatamente. Há uma segunda dimensão do relatório, que é muito importante, sobre o aprofundamento da da União Europeia na perspetiva do alargamento. Quer dizer, a segunda componente forte do relatório sublinha que não são apenas os países candidatos que têm que fazer reformas. Também a União Europeia tem que se reformar para estar em condições de absorver novos candidatos.

São reformas profundas, necessariamente. O que é que está a ser desenhado?

Essas reformas são, por um lado, reformas institucionais, que implicam simplificar o processo de decisão. Ou seja, se nós já temos dificuldades em chegar a decisões a 27, a 30, 35 ou 37, naturalmente que será mais complicado. Temos, portanto, que simplificar os processos de decisão. Há implicações da adesão de vários países na composição das instituições europeias, a começar pelo Parlamento Europeu, que tem que ser resolvido.

Temos também que pensar em soluções de integração diferenciada. Isto é, há várias sensibilidades e haverá ainda mais numa em caso de alargamento. Temos que ter flexibilidade para que aqueles que queiram ir mais longe na integração, possam fazê-lo sem a que os outros vetem ou prejudiquem esse aprofundamento. E, depois, temos um universo das questões financeiras que, evidentemente, com o alargamento são muito exigentes. Há um impacto fortíssimo que se espera do alargamento, em particular na política agrícola e nas políticas de coesão. É preciso um reforço do orçamento europeu para responder a estes desafios.

Bom, e já não estou a meter neste leque a questão da reconstrução da Ucrânia, que não é apenas um problema europeu, é um problema da comunidade Internacional.

Ou seja, tem entre mãos uma verdadeira batata quente...

É verdadeiramente uma tarefa muito importante e difícil.

Quando é que o relatório deve estar concluído?

Nós esperamos que até ao final do ano este relatório seja concluído e aprovado no Parlamento. Enfim, em dezembro, talvez no início de janeiro e, portanto, ainda neste mandato do Parlamento Europeu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+