Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Militar morre em salto de paraquedas

21 abr, 2022 - 13:49 • Ricardo Vieira, com Lusa

Incidente aconteceu no campo de saltos do Arrepiado, no concelho da Chamusca. Exército está a "realizar o processo de averiguações para apurar todas as circunstâncias em que ocorreu este acidente".

A+ / A-

Uma militar morreu esta quinta-feira durante um salto de paraquedas no campo de saltos do Arrepiado, no concelho da Chamusca, em Santarém, disse à Lusa fonte da proteção civil.

Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém, o alerta para trauma (queda) foi dado às 11h51, tendo-se verificado, na chegada ao local, que a vítima já não tinha sinais de vida, apesar de estarem a ser desenvolvidos esforços de reanimação por enfermeiros militares.

No local estiveram elementos da corporação de bombeiros da Chamusca, a Viatura Médica de Emergência e Reanimação do Centro Hospitalar do Médio Tejo e a GNR.

Em comunicado enviado à Renascença, o Exército lamenta a morte da Sargento-Ajudante Alexandra Serrano Rosa, de 52 anos, e explica as circunstâncias do acidente.

"É com profundo pesar que o Exército informa que hoje, pelas 12h20, faleceu uma Militar Paraquedista, de 52 anos, que se encontrava a efetuar um salto de abertura manual para manutenção da qualificação de paraquedista, na zona de lançamento do Arripiado (Concelho da Chamusca)", refere o comunicado.

"Durante a execução do salto, o sistema de paraquedas não funcionou devidamente, tendo resultado na queda da nossa Militar", adianta o Exército.

Aquela força militar garante que foram "acionados de imediato os procedimentos de emergência médica" e o Exército está a "realizar o processo de averiguações para apurar todas as circunstâncias em que ocorreu este acidente".

"O Exército lamenta o falecimento da sua Militar, tendo apresentado as mais sentidas condolências à Família e acionado o apoio psicológico", conclui o comunicado.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e a ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, lamentam profundamente a morte da militar.

[notícia atualizada às 18h01]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+