Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sindicato do SEF admite que há risco de situações de tráfico para ucranianos em Portugal

23 mar, 2022 - 18:03 • Pedro Mesquita , Rosário Silva

Em entrevista à Renascença, o presidente do sindicato dos investigadores do SEF sublinha que não há nenhum caso confirmado de tráfico de pessoas, mas que o risco existe.

A+ / A-

O presidente do sindicato dos investigadores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) admite a provável ocorrência de situações tráfico de seres humanos que possam vitimar cidadãos ucranianos que procuram refúgio em Portugal.

“Naturalmente que este é um terreno fértil para a existência de tráfico de seres humanos e essa probabilidade existe”, diz, em entrevista à Renascença, Acácio Pereira.

De acordo com o responsável do Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SCIF/SEF), “o SEF está a trabalhar com base em alertas, nomeadamente da Europol”, a Agência da União Europeia para a Cooperação Policial, “com base na análise de informação”, tendo reforçado o controlo.

“O que o SEF fez foi, recentemente, fazer controlos móveis, dentro do território nacional, para análise e monitorização destas situações”, anuncia, Acácio Pereira.

Questionado pela Renascença, o presidente do SCIF/SEF, assegura que, até agora, não há registo de qualquer caso confirmado, embora admita a existência de situações sob investigação.

“Até ao momento, não há notícia de nenhuma situação que tenha tido um desenvolvimento positivo”, relata, mas “não quer dizer que não haja processos em investigação e em verificação, neste momento”.

Sobre os alertas provenientes da Europol, refere que estes “são sempre abrangentes”, e não se pronuncia sobre a matéria, embora sublinhe que os alvos mais fáceis, são “menores e mulheres”.

Para evitar casos futuros, o responsável deixa alguns conselhos.

“As pessoas nunca devem pagar por nenhum serviço e devem socorrer-se sempre de uma confirmação de uma entidade oficial. Não devem acreditar em tudo aquilo que lhe disserem. Como sabemos, a vida não está cheia de facilidades e, portanto, facilitismos e paraísos dourados, não devem ser aceites”, conclui o presidente do sindicato investigadores do SEF.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+