Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Turistas ucranianos começam a deixar a Madeira no sábado

25 fev, 2022 - 20:09 • Ana Carrilho

Grupo de turistas terá de voar para a Lituânia, porque o espaço aérea ucraniano está encerrado devido à guerra.

A+ / A-

Sessenta e nove dos 189 turistas ucranianos que estão na Madeira podem abandonar a ilha no sábado, com destino a Vilnius, na Lituânia. Até às 17h00 desta sexta-feira, 50 lugares já estavam ocupados.

A informação foi dada à Renascença pelo gabinete do Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo de Jesus.

Os turistas ucranianos chegaram à Madeira no sábado e deviam regressar a Kiev amanhã, mas com o espaço aéreo fechado não o poderão fazer. A alternativa é aproveitar as ligações aéreas entre o Funchal e países próximos da Ucrânia.

Esta é uma primeira solução encontrada pelo governo regional, em ligação com a Direção Regional das Comunidades e Cooperação Externa, o SEF e a embaixada da Ucrânia em Lisboa, envolvendo também o operador turístico. Abrange apenas uma parte dos turistas.

Eduardo Jesus quer que todos se sintam apoiados pela região, “isso também faz parte da nossa capacidade de bem receber: como conseguimos ajudar a resolver problemas”.

Por outro lado, garante que o Governo Regional não vai baixar os braços enquanto não forem encontradas soluções para todos os turistas afetados pelo conflito na Ucrânia. ”Queremos que um dia, ultrapassado este conflito, estas pessoas possam não só voltar a visitar-nos mas que continuem a olhar para a Madeira como um lugar seguro, que as acolheu e as apoiou num momento difícil”.

Na Madeira estão também 220 turistas russos que chegaram no domingo à tarde no voo inaugural da Ural Airlines, que liga o Funchal a Moscovo. Em relação a estes, por enquanto não se colocam problemas com o regresso à Rússia.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+