A+ / A-

48k

​Cuide da sua saúde mental. Há uma app portuguesa que pode ajudar

12 jan, 2022 - 14:23 • Cristina Nascimento , André Peralta (sonorização)

29kFJN é gratuita e tem validade científica. Foi lançada há menos de um ano pela Fundação José Neves.

A+ / A-
Cuide da sua saúde mental. Há uma app portuguesa que pode ajudar

Todos nós já passamos por alturas difíceis, mesmo aqueles que parecem ter uma vida perfeita. Aliás, com a pandemia tem saltado aos olhos de todos as questões da saúde mental.

Foi a pensar nesta área que a Fundação José Neves, o português da Farfetch, lançou em junho passado a aplicação 29kFJN. É uma app gratuita, totalmente em Português de Portugal e com validação científica, da Universidade do Minho e uma Universidade sueca.

E serve para quê? Para ajudar ao desenvolvimento pessoal e a fortalecer a saúde mental. Não substitui uma ida ao médico, se for necessário, mas pretende ser uma ferramenta de apoio para quem ou já está a receber assistência médica ou para quem começa a dar sinais de alguma instabilidade.

Na aplicação vai encontrar quase uma dezena de cursos, quase 20 meditações e 30 exercícios, sobre vários temas. Por exemplo, há cursos sobre “Stress e resiliência”, “Encontrar sentido das dificuldades” ou “Lidar com a ansiedade em momentos difíceis”, entre outros.

Os cursos duram entre três e sete semanas. Já as meditações, há umas de três minutos, a mais longa tem 17, mas em média duram cinco minutos.

A app tem um conjunto de embaixadores, como as apresentadoras de televisão Catarina Furtado ou Fátima Lopes, que fizeram estes cursos e ajudam quem também os quer fazer.

Desde o seu lançamento, a app conta com mais de 15 mil utilizadores ativos e a ideia é multiplicar este número várias vezes. Os responsáveis pela aplicação dizem ainda que estão a trabalhar em novos conteúdos para ir enriquecendo cada vez mais esta ferramenta.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+