Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Madeira cancela festas de Carnaval devido à Covid-19

04 jan, 2022 - 11:30 • Ana Carrilho

O arquipélago está a registar uma média diária de um milhar de novos casos de covid-19.

A+ / A-

O Governo Regional da Madeira decidiu cancelar as festas de Carnaval, programadas para decorrer entre 26 de fevereiro e 2 de março, devido à situação pandémica.

O executivo liderado por Miguel Albuquerque entende que não estão reunidas as condições de segurança em termos de saúde pública para a realização do evento, considerando que esta é a decisão mais acertada.

Apesar de ainda faltar mais de mês e meio para o Carnaval, as 19 trupes que iriam desfilar precisam de tempo para os ensaios. E muitas delas fizeram sentir à Secretaria Regional do Turismo que têm dificuldades em preparar o desfile porque muitos participantes estão a faltar por recearem o risco de contágio. Além disso, esta é uma festa que atrai milhares de turistas à Madeira, aumentando as possibilidades de contágio.

Em comunicado, a Secretaria Regional liderada por Eduardo de Jesus fez saber que as associações já estão a ser informadas. Por outro lado, espera que em 2023 já seja possível voltar a ter os foliões a desfilar na rua.

O arquipélago está a registar uma média diária de um milhar de novos casos de covid-19. Segundo a Direção Regional de Saúde da Madeira, na segunda-feira foram 1.043 novas infeções: 45 importadas e 998 de transmissão local. Registou-se um óbito e estavam 62 pessoas internadas no Hospital Nélio Mendonça, três dos quais em cuidados intensivos. Há ainda 110 pessoas em isolamento numa unidade hoteleira.

A Madeira vai continuar em situação de contingência pelo menos até 15 de janeiro, situação que vigora desde 20 de novembro do ano passado.

No entanto, na última semana, o governo regional decidiu reduzir para cinco dias o isolamento de infetados assintomáticos. Mantém-se, no entanto, a obrigatoriedade de apresentação conjunta de teste antigénio e certificado de vacinação para aceder à maioria dos recintos públicos e privados.

Segundo fonte da Secretaria Regional de Saúde da Madeira, praticamente toda a população é testada a cada sete dias. Ou seja, semanalmente, realizam-se cerca de 250 mil testes, entre residentes e viajantes.

[notícia atualizada às 17h30]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+