Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19. Deixou de ser possível agendar vacina para crianças

17 dez, 2021 - 16:26 • Ricardo Vieira

Há cerca de 77 mil autoagedamentos para vacinação de crianças entre os 9 e os 11 anos, que decorre este fim de semana, divulgaram os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

A+ / A-

Veja também:


O portal da Direção-Geral da Saúde (DGS) para agendamento da vacinação contra a Covid-19 deixou, esta sexta-feira à tarde, de aceitar marcações para crianças entre os 9 e os 11 anos.

O processo de vacinação das crianças nesta faixa etária vai acontecer já no sábado e no domingo.

Cerca de 77 mil pedidos "online" para a vacinação contra a Covid-19 de crianças dos 9 aos 11 anos foram feitos até às 10h00 de hoje, divulgaram os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

“Pensamos que é já um número muito relevante e que permitirá fazer um fim de semana importante para vacinar estas crianças, um fim de semana diferente porque os centros de vacinação estão em exclusivo dedicados as crianças de 9, 10 e 11 anos, e reforçará a confiança de todos os outros pais que vacinem as suas crianças e possamos atingir níveis ainda maiores de participação da população portuguesa na vacinação Covid”, disse Diogo Serras Lopes.

O governante diz que as cerca de 77 mil vacinas agendadas para crianças é um número que “está dentro da expetativa".

"Não tínhamos previsões, mas achamos que é uma boa resposta inicial e acreditamos que isso vai dar muita confiança para que todas as crianças sejam vacinadas depois nos outros dias em que teremos vacinação”, referiu aos jornalistas durante uma vista a um centro de vacinação, em Braga.

Portugal regista esta sexta-feira mais 24 mortes e 4.644 novos casos de Covid-19, indica o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). A última vez que se registaram tantos mortos por Covid-19 em Portugal foi no dia 9 de março, com 30 óbitos.

Nos hospitais portugueses há agora 943 pessoas internadas com Covid-19, no conjunto das enfermarias e unidades de cuidados intensivos. São menos nove doentes em comparação com o dia anterior.

Aumenta de 16 para 21 o número de concelhos portugueses em risco extremamente elevado de Covid-19.

A ministra da Saúde, Marta Temido, revelou, esta sexta-feira, que se prevê que a prevalência da variante Ómicron da Covid-19 em Portugal chegue aos 50% na semana do Natal e de 80% no Ano Novo.

Em conferência de imprensa de atualização da informação sobre a situação epidemiológica em Portugal, Marta Temido assinalou que "o esforço de todos tem estado a resultar". Contudo, salientou também que a mais recente variante do coronavírus representa "uma nova dificuldade".

Marta Temido revelou, ainda, que o Governo vai aumentar o número de testes à Covid-19 gratuitos por pessoa, que neste momento está fixado em quatro por mês.

Calendário de vacinação

  • 18 e 19 de dezembro (sábado e domingo) crianças de 11 e 10 anos e algumas de nove
  • 6, 7 e 9 de janeiro (quinta a domingo) crianças entre os 9 e 7 anos
  • 15 e 16 de janeiro (sábado e domingo) crianças entre os 6 e 7 anos de idade
  • 22 e 23 de janeiro (sábado e domingo) crianças com 5 anos
  • 5 de fevereiro a 13 de março serão administradas as segundas doses da vacina para a Covid-19

[Notícia atualizada às 21h00 com o número final de agendamentos de vacinas realizados esta sexta-feira.]

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+