Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Epidemiologista aconselha Natal com menos de 50 pessoas para não duplicar casos

19 nov, 2021 - 16:09 • Filipe d'Avillez

Apesar de Portugal estar com melhores indicadores agora do que em períodos homólogos, todos os índices estão com tendência crescente.

A+ / A-

Veja também:


Portugal está numa situação muito melhor se comparado com o período homólogo, no que diz respeito a esta quinta fase pandémica em que o país se encontra, dizem os especialistas do Infarmed, mas ainda assim há indicadores preocupantes.

Segundo o epidemiologista Henrique Barros, que fez uma das apresentações na reunião, é preciso tomar algumas medidas para evitar a duplicação de casos. Entre estas estão as reuniões sociais, em altura de Natal, mais comedidas.

“Nessa hierarquia das medidas, se olharmos para os casos de infeção – porque do ponto de vista de internamentos e internamentos em cuidados intensivos isso não se justificaria – poderia fazer sentido, se não queremos estar, como podemos esperar estar, com duplicações de casos num período relativamente curto, desaconselhar as reuniões com muitas pessoas, as reuniões sociais com mais de 50 pessoas”, disse.

Portugal está na quinta fase da pandemia com uma tendência crescente de casos. Pedro Pinto Leite, da DGS, explicou que a faixa etária até aos 9 anos é onde se regista a maior incidência.

A região do Algarve tem a incidência mais elevada do país com transmissão do vírus a ocorrer em contexto familiar, festas sociais e universidades e transmissão comunitária de uma nova variante, até agora prevalecente no Reino Unido.

Já a região centro é onde se regista mais ocupação nos cuidados intensivos e na região norte 70% dos casos estão relacionados com ambiente escolar, contexto laboral e empresarial.

“A taxa de infeção amentou, encontra-se com tendência crescente, a nível nacional. Os internamentos por Covid-19 tanto totais como em UCI aumentaram, também se encontram com tendência crescente. No entanto a ocupação em UCI ainda se encontra a 28% do nível de alerta”, explicou.

“A mortalidade também aumentou, com tendência crescente, ainda que inferior ao limiar de 20 óbitos a 14 dias por milhão de habitantes. Quando comparado com períodos homólogos, tratam-se de valores de impacto de mortalidade e de gravidade inferiores ao que já tivemos em fases anteriores”, concluiu Pedro Pinto Leite.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rui
    20 nov, 2021 Porto 18:34
    "Portugal está numa situação muito melhor se comparado com o período homólogo, no que diz respeito a esta quinta fase pandémica em que o país se encontra". E, por causa disso, está bem pior! Porquê? Porque temos mais de 85% da população totalmente vacinada e temos já, antes mesmo do Natal, números tão altos! Foi um disparate colossal a máscara deixar de ser obrigatória e retirar a limitação de pessoas no comércio local e nos transportes. Este foi o resultado. Segundo o que li, o Infarmed porpõe medidas "raquíticas" que em nada alterarão o aumento de casos. É simples: Os portugueses em geral, não estão a respeitar as regras higiénicas, principalmente o distanciamento social. Infelizmente, para minha vergonha, (e que deveria ser para todos, se estes se apercebessem ou quisessem saber) os governantes dão um péssimo exemplo no uso displicente da máscara e não têm qualquer cuidado com os ajuntamentos que estes próprios provocam. A título de exemplo, entrevistas do Presidente... Quantas pessoas estão todas juntas a ele e nas proximidades? Os dirigentes politicos, a mesma coisa. O povo português vê e segue o exemplo! "Se ele faz, então também eu!" Ouvi dizer que os "especialistas" dizem que os números poderão duplicar ou triplicar... Se nada fôr feito, e tudo indica que sim, vamos bem mais que triplicar!!! E... Continuamos a esquecer que muitos dos infetados que até se safam, provavelmente terão, no futuro, sequelas cardio vasculares, respiratórias e outras, sobrecarregando o SNS!

Destaques V+