Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

estudo do ISCTE

Um em cada quatro portugueses é sobrequalificado

18 out, 2021 - 10:18 • Filipe d'Avillez

Dados relativos a 2016 indicam que só a Grécia é que está à frente de Portugal no que diz respeito à sobrequalificação dos trabalhadores. Em 2020, quase 40% dos trabalhadores portugueses tinham curso superior.

A+ / A-

Cerca de um em cada quatro portugueses tem mais qualificações do que as necessárias para o cargo que desempenha, segundo um estudo do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE).

Os dados, relativos a 2016, indicam que apenas a Grécia tem uma percentagem maior que os 23,6% de Portugal, com a Finlândia no fundo da tabela, com 7,8%.

O estudo, citado na edição impressa desta segunda-feira do Público, aponta duas principais causas para o fenómeno: o baixo peso da indústria e dos serviços de alta tecnologia na economia portuguesa; e o facto de a função pública não ter absorvido trabalhadores aos ritmos anteriores aos anos da austeridade.

Em declarações ao jornal o investigador responsável pelo estudo, Paulo Marques, explica ainda que os números se devem também ao facto de Portugal ter passado de 12,8% da população com formação superior em 2000, para 39,6% em 2020. Contudo, o mercado laboral não acompanhou, do lado da oferta, a melhoria das qualificações dos candidatos a emprego.

Paulo Marques recomenda que os fundos do Plano de Recuperação e Resiliência sejam usados também para melhorar este aspeto.

“A grande questão é definir os setores estratégicos, que possam arrastar o desenvolvimento da economia portuguesa nesse sentido. Temos o plano de Recuperação e Resiliência que nos permite ter esta visão estratégica. Não é algo que se possa alterar de um dia para o outro, mas as políticas públicas podem ser direcionadas para determinados setores, os estágios podem ser direcionados para determinados setores”, diz.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José J C Cruz Pinto
    18 out, 2021 ÍLHAVO 13:36
    É para os sectores e empresas em condições de absorver e com vontade de aceitar trabalhadores (mais) qualificados, incluindo novos gestores, que deve ser dirigido o "ar" que a actual maioria dos nossos empresários de um quarto de tigela reclama a toda a hora para os seus "ventiladores", e não para sustentar e perpetuar negócios de baixo valor acrescentável e sem gestão qualificada, que só sobrevivem (ou fingem que só sobrevivem) com recurso ao "ar" do Estado e dos contribuintes, e a trabalho temporário, sem direitos e mal pago.

Destaques V+