Tempo
|
A+ / A-

Desconfinamento

Já vai poder ir ao restaurante com amigos e sem certificado

23 set, 2021 - 15:54 • Filipe d'Avillez

Até agora apenas podiam estar grupos de oito pessoas no interior dos estabelecimentos, e de 15 nas esplanadas. Conselho de Ministros anunciou as medidas na conferência de imprensa desta tarde.

A+ / A-

Veja também:


Quem reside em Portugal continental já vai poder ir aos restaurantes, cafés e pastelarias com mais do que apenas sete amigos e escusa de apresentar o certificado digital.

No contexto da terceira fase de desconfinamento, anunciada pelo Governo após reunião do Conselho de Ministros esta quinta-feira.

Em conferência de imprensa, o primeiro-ministro António Costa explicou que os restaurantes já podem operar sem limites de pessoas por grupo e que deixará de ser necessário apresentar certificado digital à entrada. A medida entra em vigor no dia 1 de outubro.

Até ao final do mês continuam a vigorar as medidas atuais que limitam os grupos a oito pessoas no interior dos estabelecimentos e a 15 no exterior, com obrigatoriedade de apresentação de certificado digital aos fins-de-semana e feriados.

No dia 29 de julho deste ano o Governo anunciou uma proposta de desconfinamento em três fases. A terceira e última fase entraria em vigor a partir do momento em que Portugal tivesse 85% da sua população vacinada, o que está previsto acontecer ao longo dos próximos dias.

A Covid-19 provocou pelo menos 4.705.691 mortes em todo o mundo, entre mais de 229,48 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.
A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil ou Peru.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+