Tempo
|
A+ / A-

Incêndios

Prioridade dos bombeiros é travar expansão do fogo de Castro Marim a sul

16 ago, 2021 - 23:36 • Lusa

Durante o combate às chamas, um bombeiro ficou com queimaduras e foi helitransportado para o hospital, mas encontra-se estável.

A+ / A-

O incêndio que deflagrou em Castro Marim já entrou nos concelhos de Tavira e Vila Real de Santo António e destrui edificado, sendo agora a prioridade travar a expansão a sul, onde existe mais população, disse o comandante das operações, nesta noite de segunda-feita.

O fogo deflagrou à 01h05 e chegou a ser dado como dominado pelas 10h20, mas o "quadro meteorológico severo", com altas temperaturas e vento, estiveram na origem de uma "reativação muito forte, em pleno período crítico do dia, junto à cabeça/flanco direito do incêndio original e este ficou rapidamente fora da capacidade de extinção", explicou o comandante Richard Marques.

"Para termos ideia, estamos a falar de um incêndio que evolui dois quilómetros por hora, o que representa uma taxa de expansão média de 200 hectares por hora, sendo que nas últimas horas, nas horas subsequentes à reativação, este valor foi o dobro, portanto estamos a falar de um incêndio que evolui com rapidez fulminante", disse o comandante operacional regional de Faro.

Pelas 23h10, segundo o site da Proteção Civil, as chamas estavam a ser combatidas por 375 operacionais, apoiados por 129 viaturas.

Durante o combate às chamas, um bombeiro ficou com queimaduras e foi helitransportado para o hospital, mas encontra-se estável, segundo o responsável.

Foram criadas duas zonas de apoio à população, no Azinhal, Castro Marim, e em Tavira. Duas pessoas chegaram a ser acolhidas em Tavira, mas já voltaram às suas habitações, enquanto outras 12 permanecem no Azinhal.

Tópicos
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+