Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Educadores de infância apelam ao fim das máscaras em setembro

26 jul, 2021 - 20:42 • Cristina Branco , Filipe d'Avillez

O uso de máscara por parte dos professores limita o desenvolvimento dos alunos, alertam os educadores.

A+ / A-

Veja também:


O uso de máscara por parte de educadores e professores está a provocar sérios atrasos na aprendizagem e desenvolvimento das crianças, em especial até aos seis anos, diz a

Associação de Profissionais de Educação de Infância.

Luis Ribeiro, o presidente desta associação, dá exemplos concretos dos entraves ao ensino que a máscara pode causar a um educador de infância.

“As crianças olham sempre o rosto, de forma global, e o facto de a cara estar tapada limita imenso essa leitura do rosto, nomeadamente no que diz respeito à comunicação.”

“As crianças vão ler os lábios e pelo facto de a comunicação ser essencialmente verbal, aos seis anos de idade, ela é muito limitada pelo uso de máscaras. Isto tem um impacto muito significativo no desenvolvimento das crianças e na aprendizagem de letras e de sílabas, por exemplo”.

Luís Ribeiro defende que educadores e professores de crianças até aos seis anos possam tirar as máscaras já a partir de setembro, quando começa o próximo ano letivo. “O que temos de colocar em cima da mesa neste momento é se vamos continuar a prolongar esta utilização da máscara, sabendo das consequências negativas que a utilização da máscara tem do ponto de vista da educação, desenvolvimento e aprendizagem das crianças, ou não.”

“Do meu ponto de vista, e falo por mim, acho que teríamos de abandonar a máscara em setembro”, diz o dirigente.

O responsável da Associação de Profissionais de Educação de Infância argumenta com o facto de educadores e professores já estarem vacinados e de crianças até aos seis anos não serem grupo risco para contrair o vírus.

“Nós sabemos que para as crianças até aos seis anos, e até mais velhas, a Covid praticamente não tem consequências, e também elas são pouco transmissoras. Neste momento os docentes estão todos vacinados com as primeiras doses, e por isso não temos nenhuma situação de risco associada nem aos adultos, nem às crianças, no contexto de jardim de infância”, conclui Luís Ribeiro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+