Tempo
|
A+ / A-

França desaconselha viagens. Portugal compreende conselho mas lembra regras da UE

08 jul, 2021 - 10:30 • Redação com Lusa

Secretário de Estado francês desaconselhou as viagens a Portugal e Espanha, admitindo o reforço de medidas, devido à variante Delta.

A+ / A-

O ministro dos Negócios Estrangeiros disse compreender a posição de Paris ao desaconselhar viagens não essenciais para Portugal, mas lembra que este conselho deve ser enquadrado com as decisões da UE quanto às viagens.

"A situação de Portugal no que diz respeito à pandemia agravou-se e as preocupações de um Estado amigo, como a França, em relação aos seus cidadãos, no que diz respeito à possibilidade de viajarem para Portugal, são compreensíveis. Trata-se de um conselho", afirmou Augusto Santos Silva, sublinhando que esta posição deve ser enquadrada com as decisões da União Europeia (UE) relativas ao certificado digital.

À Lusa, o governante lembrou que, desde o dia 1 de julho, as pessoas que estejam vacinadas, imunizadas ou que realizem teste negativo à covid podem circular livremente pela União Europeia e sublinhou a exceção: "nas zonas consideradas vermelho escuro, de muito alta prevalência do vírus, o Estado-membro pode desencorajar viagens não essenciais nessas zonas".

As zonas classificadas como vermelho escuro têm de ter, por exemplo, mais de 500 novos casos de infeção por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias", explicou.

Santos Silva recordou ainda que as viagens das pessoas que pretendem reunir-se com a família, como é o caso dos emigrantes portugueses, se enquadram na classificação de viagens essenciais.

“Aqueles que ainda não reservaram as férias, evitem, evitem Portugal, Espanha”, aconselhou o secretário de Estado Clément Beaune, desaconselhando, sobretudo a região da Catalunha. “É melhor ficarem em França ou ir para outros países”, acrescentou.

À Renascença, Hermano Sanches Ruivo, vereador português na câmara de Paris, diz que a declaração do secretário de Estado francês para os assuntos europeus é ligeira. O autarca parisiense estranha as palavras de Clémente Beaune, quando o Ministério dos Negócios Estrangeiros mantém Portugal, ainda esta manhã, na lista verde de destinos seguros.

Na sua opinião, a confirmarem-se restrições a viagens para Portugal, a comunidade lusa não será afetada. Defende, no entanto, um esclarecimento cabal da situação pandémica por parte do Governo de Lisboa.

Já o presidente da região de Turismo Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, não compreende as declarações do governante francês, numa altura em que o certificado digital Covid está já em velocidade cruzeiro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José J C Cruz Pinto
    08 jul, 2021 ÍLHAVO 11:32
    Aah! Agora já compreendem! Levaram muito tempo, mas já foi melhor - deixou de ser uma "tremenda injustiça".

Destaques V+