Tempo
|
A+ / A-

França desaconselha férias em Portugal. “Evitem, evitem”

08 jul, 2021 - 08:16 • Marta Grosso

As palavras são do secretário de Estado francês dos Assuntos Europeus. Clément Beaune mostra-se preocupado com crescimento da variante Delta na Península Ibérica.

A+ / A-

Veja também:


O Governo francês desaconselha as viagens para Portugal e Espanha. Nesta quinta-feira de manhã, em entrevista à France 2, o secretário de Estado para os Assuntos Europeus mostrou-se preocupado com a situação pandémica em Portugal e Espanha.

“Aqueles que ainda não reservaram as férias, evitem, evitem Portugal, Espanha”, aconselhou Clément Beaune, desaconselhando, sobretudo a região da Catalunha. “É melhor ficarem em França ou ir para outros países”, acrescentou.

Novos casos diários de Covid-19 em Portugal:


O executivo francês teme que as viagens ajudem a espalhar o vírus, que agora aproveita a variante Delta para se disseminar mais.

“De uma maneira geral, a pandemia não acabou”, afirmou Clément Beaune, acrescentando que a situação em países como Portugal, Espanha e Grécia está a ser acompanhada de perto.

Poderão, pois, ser anunciadas “medidas reforçadas” em relação aos dois países da Península Ibérica, avisou, caso o número de infeções continue a aumentar.

Portugal está na “lista amarela” do Reino Unido desde o início de junho por causa do aumento do número de casos de Covid-19. Entretanto, a Madeira já regressou à “lista verde”, o que significa que quem viajar para o arquipélago não terá de cumprir quarentena no regresso.

Desde 5 de julho, Portugal está fora da “lista vermelha” da Alemanha.

Nesta altura, mais de um terço da população portuguesa está vacinada contra a Covid-19 com as duas doses e mais de 5,7 milhões de portugueses (56% da população) tomaram uma dose da vacina.

Na quarta-feira, o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) indicava oito mortes com Covid-19, o número mais elevado desde 14 de abril, e 3.285 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, o número mais elevado desde 11 de fevereiro.

O número de internamentos, contudo, diminuiu.

Espanha, por seu lado, registou 17.384 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas.

Em Portugal, desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram 17.126 pessoas e foram registados 896.026 casos de infeção, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, a Índia ou a África do Sul.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+