Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Armando Vara deixa a prisão

11 out, 2021 - 10:47 • Liliana Monteiro , Filipe d'Avillez , Celso Paiva Sol Redação

O ex-ministro e ex-governador da CGD foi libertado ao abrigo do regime de flexibilização de penas, por causa da pandemia. O seu advogado fala numa "decisão que, cumprindo a lei no caso concreto, acaba por permitir uma solução menos injusta".

A+ / A-

Armando Vara deixou esta segunda-feira o Estabelecimento Prisional de Évora, depois de ter cumprido dois anos e nove meses da pena de cinco anos a que foi condenado em 2019.

A libertação é justificada pelo regime de flexibilização das penas, por causa da pandemia.

Num comunicado enviado à Renascença, o Tribunal Judicial da Comarca de Évora explica que Armando Vara “foi hoje libertado ao abrigo da Lei n.º 9/2020, de 10 de abril (Regime Excecional de flexibilização da execução das penas e das medidas de graça, no âmbito da pandemia da doença Covid-19), a qual permanece em vigor.”

“O Tribunal de Execução de Penas de Évora entendeu e decidiu que Armando Vara reunia os requisitos legais de perdão de pena aludidos no artigo 2º da supracitada Lei, tendo a decisão efeitos imediatos. A medida foi também promovida pelo Ministério Público”, lê-se ainda.

Pesa ainda na decisão de libertar o ex-Governador da Caixa Geral de Depósitos o facto de “não ter sido condenado por qualquer crime que a Assembleia da República tenha fixado como ‘imperdoável’, sendo certo que o perdão incide sobre a pena única e não sobre as penas parcelares fixadas em relação a cada um dos crimes”.

Para além desta pena de cinco anos de cadeia, a que foi condenado no âmbito do processo Face Oculta, Armando Vara foi ainda condenado mais recentemente a outra pena de dois aos de prisão efetiva no âmbito da Operação Marquês, mas como a decisão ainda não transitou em julgado não estava a cumpri-la ainda. O ex-ministro corre, contudo, o risco de voltar à prisão.

Solução menos injusta

Confrontado com a libertação do seu cliente, o advogado Tiago Rodrigues Bastos considerou que se trata "de uma decisão que, cumprindo a lei no caso concreto, acaba por permitir uma solução menos injusta".

"Fico muito contente, muito satisfeito porque já era tempo de ele ser devolvido à liberdade", frisou, adiantando que Armando Vara está, "acima de tudo, aliviado".

"A pena que lhe foi aplicada não era justa e, em qualquer caso, ele já tinha cumprido tempo suficiente", assinalou o advogado, do escritório RBMS - Rodrigues Bastos, Magalhães e Silva & Associados, em declarações à agência Lusa.

A libertação de Armando Vara "protege o Estado de Direito", destaca Tiago Rodrigues Bastos, defendendo a necessidade de se refletir sobre "a desproporcionalidade da aplicação da justiça (e não da lei) em relação aos crimes económicos".

Isto porque, alerta, "a justiça está a perverter aquilo que a própria lei prevê" para este tipo de crimes.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Bruno
    11 out, 2021 Aqui 12:40
    Libertar o sr. Vara ao abrigo de uma lei sobre a pandemia, numa altura em que a atividade pandémica está controlada, revela a podridão do sistema judicial. É caso para perguntar ao sr. Vara se apreciou as férias com estadia paga em Évora.
  • João Lopes
    11 out, 2021 Porto 12:06
    «Um Estado que não se regesse segundo a justiça, reduzir-se-ia a um bando de ladrões» Agostinho de Hipona (354-430).
  • Petervlg
    11 out, 2021 Trofa 11:26
    ainda hoje editaram este artigo aqui na RR "A ideia de que os ricos fogem à justiça "não é perceção, é realidade"" Estão a ver que políticos e ricos, são sempre beneficiados PS no poder, com ajuda da esquerda, é isto que dá.
  • Maria Oliveira
    11 out, 2021 Lisboa 10:03
    O do BPP, Paulo Guichard, que se apresentou voluntariamente, foi para a cadeia, apesar de a decisão condenatória ainda não ter transitado em julgado. Este Vara não cumpre a pena a que foi condenado e invoca-se para tal uma lei de 2020 relacionada com a pandemia. Para a sociedade em geral e para os agentes económicos já não há restrições relacionadas com a pandemia. Mas existe a impossibilidade de cumprir a pena devido, precisamente, à pandemia. Ninguém entende esta medida. Dará força aos Chega's!

Destaques V+