Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19: Casamentos e festas provocaram nove surtos em Lisboa

11 jun, 2021 - 13:32 • Redação

Surtos estiveram na origem de quase 200 casos de Covid-19, num total de um milhar de pessoas envolvidas.

A+ / A-

Veja também:


Nove casamentos e festas estiveram na origem de surtos de Covid-19 que provocaram quase 200 infetados em Lisboa e Vale do Tejo (LVT).

Os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS) foram avançados esta sexta-feira pelo jornal Expresso (versão paga).

Até ao momento, foram identificados nove casamentos, batizados e outros eventos sociais que estão na origem de surtos que provocaram 194 casos de Covid-19, num total de um milhar de pessoas envolvidas.

“Desses nove surtos, dois tiveram origem em casamentos envolvendo um total de 158 pessoas, das quais 41 são casos confirmados”, adianta a DGS.

De acordo com o Expresso, dos surtos relacionados com festas e eventos sociais, o de maior dimensão corresponde a uma festa de aniversário em que estiveram presentes 554 pessoas, “resultando, até ao momento, em 66 casos confirmados”.

Lisboa e Vale do Tejo é, nesta altura, o epicentro da pandemia de Covid-19 em Portugal, com mais de 50% dos novos casos diários.

O concelho de Lisboa foi um dos quatro a nível nacional que não avançou para anova fase de desconfinamento, que arrancou esta sexta-feira. Em LVT, Sintra e Cascais estão em vigilância.

O Governo anunciou, na quarta-feira, que será obrigado realizar testes Covid em casamentos, batizados e outros eventos. As regras ainda serão definidas pela DGS.

O aumento de casos de Covid-19 na região de Lisboa e Vale do Tejo está já a ter reflexos nos internamentos hospitalares. O Hospital Curry Cabral é já exemplo disso. À Renascença, o diretor do Serviço de Infeciologia, Fernando Maltez, dá conta de um internamento médio de cinco pessoas por dia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+