Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Que morte “tão estúpida”. APSI pede fiscalização de balizas porque “legislar não chega”

26 mai, 2021 - 10:26 • João Cunha

Presidente da Associação Portuguesa de Segurança Infantil diz-se chocada com a morte "estúpida" de um jovem em Leiria, atingido pela queda de uma baliza e espera que o Estado não fuja às suas responsabilidades.

A+ / A-

"O Estado não pode simplesmente legislar. Não chega", defende Sandra Nascimento, presidente da Associação Portuguesa de Segurança Infantil (APSI), a propósito da morte de uma criança num colégio de Leiria, depois de atingida por uma baliza – algo que não acontecia há quase 20 anos.

De acordo com a lei, as balizas têm de ser fixas, seguras e alvo de manutenção contínua. É o que diz a legislação publicada em 2003, com um requisito geral de segurança que, traços gerais, refere de forma expressa que todos estes equipamentos tenham de ser seguros durante todo o seu tempo de utilização normal e previsível.

Mas a presidente da APSI considera que é preciso ir mais além, pois “é comum o Estado lavar as mãos”.

“Isto é uma responsabilidade partilhada e não é suficiente legislar. Há que chamar ‘à pedra’ quem faz a fiscalização", sublinha Sandra Nascimento em declarações à Renascença, lamentando que, na maioria dos casos, a legislação não seja clara quanto à responsabilidade pela fiscalização destes equipamentos.

Para a APSI, há uma responsabilidade que pode ser partilhada entre “a Câmara Municipal e o Instituto Português do Desporto e Juventude”. Mas também, sendo um estabelecimento educativo, “o Ministério da Educação poderá ter aqui alguma responsabilidade”.

Isto, porque, na leitura que Sandra Nascimento faz da legislação, "não é claro quem pode e deve ter a responsabilidade da fiscalização".

Uma criança ou um jovem que, “depois de um jogo, com o entusiasmo e na brincadeira se pendurar numa baliza – como parece ter sido o que aconteceu – é um comportamento normal e previsível”. Não é previsível (ou normal) que, com esse comportamento, possa morrer, defende.

Sandra Nascimento mostra-se chocada e fala em morte "tão estúpida" que, enquanto sociedade, comunidade e país, não se conseguiu evitar.

“Não queria acreditar e senti-me revoltada e envergonhada por viver num país em que ainda acontece este tipo de situações”, remata.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+