Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Lisboa

Greves nas ligações fluviais do Tejo? "Tudo depende da reunião de 5 de maio"

29 abr, 2021 - 00:55 • Ana Carrilho

Trabalhadores da Transtejo e da Soflusa exigem aumentos salariais significativos. FECTRANS fala de um aumento mínimo de 90 euros.

A+ / A-

Os trabalhadores da Transtejo e da Soflusa poderão regressar às greves, paralisando as ligações fluviais no Tejo.

Nos plenários realizados esta quarta-feira nas duas empresas, os trabalhadores mandataram os sindicatos para desencadearem as ações de luta necessárias para conseguirem aumentos salariais significativos

Paulo Lopes, sindicalista da FECTRANS – Federação de Sindicatos dos Transportes – diz à Renascença que “tudo depende da forma como correr a reunião com a administração”, agendada para dia 5 de maio.

“Se não houver alguma proposta de aumentos ou que esteja muito longe das reivindicações sindicais, será imediatamente entregue o pré-aviso de greve para 20 de maio, deixando os barcos encostados todo o dia”, diz.

Todos os sindicatos da Transtejo e Soflusa estão unidos na contestação e exigem que este ano a empresa compense os trabalhadores.

No caso da Transtejo, os trabalhadores querem também uma alteração no subsídio de turno, que é consideravelmente mais baixo do que o atribuído na Soflusa.

Os sindicatos da FECTRANS seguem a reivindicação da CGTP de um aumento mínimo de 90 euros.

Mas Paulo Lopes considera é que haja condições para começar a negociar, já que a empresa, se quiser, tem diversas formas de compensar os trabalhadores.

Apesar de sentirem ofendidos por terem recebido apenas mais um dia de férias em compensação por se manterem sempre na linha frente durante o período de pandemia, Paulo Lopes frisa que o protesto é especialmente contra o governo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+