Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19. Portugal com índice de transmissibilidade de 0,83

15 mar, 2021 - 19:32 • Redação com Lusa

Incidência encontra-se abaixo de cem casos por 100 mil habitantes. Plano de desconfinamento recua se Rt ultrapassar o 1.

A+ / A-

Veja também:


Portugal registou, esta segunda-feira, 96 casos de Covid-19 por 100 mil habitantes e o índice de transmissibilidade (Rt) está nos 0,83, segundo o boletim conjunto da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do Instituto Doutor Ricardo Jorge (INSA).

Segundo o boletim da DGS e do INSA, o Rt em Portugal está nos 0,83. Apenas no continente está nos 0,79.

Já no que respeita à incidência de novos casos, Portugal regista 96 casos de infeção pelo novo coronavírus por 100 mil habitantes. No continente este valor desce para 84,2.

Estes indicadores são os critérios definidos pelo Governo para a avaliação que vai ser feita do processo de desconfinamento que se iniciou.

Na quinta-feira, na apresentação do plano de desconfinamento, o primeiro-ministro, António Costa, avisou que as medidas da reabertura serão revistas sempre que Portugal ultrapassar os “120 novos casos por dia por 100 mil habitantes a 14 dias”. Ou sempre que o Rt - o número médio de casos secundários que resultam de um caso infetado pelo vírus - ultrapasse o 1.

No domingo, o matemático Óscar Felgueiras, um dos especialistas convidados pelo Governo para ajudar a desenhar o plano de desconfinamento, declarou que "é impossível" manter o índice de transmissibilidade sempre abaixo de 1.

"O objetivo é claro: queremos uma incidência baixa", acentuou o especialista em epidemiologia, durante uma videoconferência.

Na sexta-feira, o relatório do INSA revelava que, desde 10 de fevereiro, se regista uma estabilização do Rt, com um ligeiro aumento de 0,61 para 0,84. "Sugere um desacelerar da tendência de decrescimento da incidência do SARS-Cov-2”, lê-se.

No anterior relatório, divulgado a 5 de março, o índice de transmissibilidade estava nos 0,71 em Portugal continental, com exceção dos Açores e da Madeira, que apresentavam um valor acima de 1.

Em Portugal, morreram 16.694 pessoas dos 814.513 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da DGS.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+