Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Notícia Renascença

​Casa do Artista escreve a António Costa. Há 11 utentes hospitalizados

08 fev, 2021 - 18:29 • Maria João Costa

Depois da morte de artistas como Adelaide João, com Covid-19, a Casa do Artista escreveu uma carta ao primeiro-ministro. Manifesta preocupação por residências seniores não serem vacinadas por terem casos positivos. O lar tem 35% dos utentes infetados.

A+ / A-

Veja também:


A Casa do Artista estava na lista de lares que iria receber a vacinação. Essa operação estava marcada para dia 19 de janeiro, contudo surgiu um caso positivo de Covid-19 entre os funcionários, dois dias antes. Esse facto suspendeu a operação de vacinação.

Naquela instituição particular de Solidariedade Social, onde residem muitos artistas em idade avançada, está agora instalado um surto que, ao que a Renascença apurou junto do presidente da Junta de Freguesia de Carnide, já obrigou à hospitalização de 11 utentes.

Fábio Sousa explica que alguns dos hospitalizados já estão até “há bastante tempo”, mais concretamente “há 15 dias”. Mas também há casos de internamento dos últimos dias, refere o autarca, que indica ainda que este caso já levou a que a direção da Casa do Artista escrevesse uma carta ao primeiro-ministro.

De acordo com a missiva a que a Renascença teve acesso, a direção encabeçada por José Cabeleira manifesta “grande preocupação, pelo facto de instituições com residentes seniores, grupo de risco, não serem vacinados por terem testes positivos”.

Na mesma carta pode ler-se que a Casa do Artista “soma hoje uma percentagem de 65% não infetados. Ou seja, 35% testaram positivo, dos quais cerca de 30% estão assintomáticos e 5% hospitalizados”.

Para a direção que viu morrer artistas como Adelaide João, devido ao surto de Covid-19, “é urgente vacinar já” para que “residentes/funcionários sobrevivam”.

A Casa do Artista alerta António Costa para o facto de considerar errado não vacinar, correndo o risco de mais ficarem infetados.

“Os lares só pelo facto de terem casos positivos, serem excluídos do processo de vacinação é uma profunda injustiça”, afirmam na carta o coletivo de voluntários que fazem a direção da Casa do Artista.

“Estas instituições estão na linha da frente e deveriam ser vacinadas”, referem na carta e acrescentam: “Vai ser fatal esta decisão, pois sendo um grupo de alto risco, dependente de quem os cuida e acompanha, o serem excluídos é um grave erro. Tememos que depois seja tarde”.

Na Casa do Artista está já uma “brigada de intervenção rápida, a pare dos recursos disponibilizados pela junta de Carnide”, confirma à Renascença Fábio Sousa. “A situação é delicada” diz o presidente da junta que indica que vão “manter a vigilância”.

O caso da Casa do Artista não é único na freguesia de Carnide, clarifica à Renascença o presidente da junta. Fábio Sousa explica que há outro lar, com mais de uma centena de utentes que devido a um caso positivo viu a operação de vacinação suspensa.

Segundo este responsável têm “pedido agilidade às autoridades de saúde para dar resposta” a estes casos, tentando assim não por em causa o bem-estar dos restantes residentes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+