Tempo
|
A+ / A-

Pandemia de Covid-19

Diretores de escolas ainda não têm detalhes sobre campanha de testes rápidos

19 jan, 2021 - 20:16 • Pedro Filipe Silva com redação

"É uma promessa já de outubro do ano passado, que foi ressuscitada na passada semana pelo primeiro-ministro. Espero que à terceira seja de vez", diz Filinto Lima.

A+ / A-

Veja também:


O presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos de Escolas lembrou esta terça-feira que a campanha de testes rápidos à Covid-19 que o Governo anunciou hoje para as escolas estava prometida desde outubro e diz que os diretores escolares "desconhecem ainda" que escolas é que, numa primeira fase, serão alvo da campanha.

"As instruções que temos são seguramente as que também a imprensa recebeu", começa por dizer Filinto Lima à Renascença. "Eu sei, oficiosamente, que amanhã uma escola de Figueiró dos Vinhos irá ter esses testes. Não sei em que outras escolas decorrerão, sabendo nós -- que foi isso que foi dito no ofício que chegou às escolas -- que, em primeiro lugar, serão as escolas dos concelhos onde a pandemia terá maior incidência."

O Governo anunciou hoje que arranca esta quarta-feira a campanha de testes rápidos em escolas secundárias, a começar pelos estabelecimentos de ensino nos concelhos com taxas mais elevadas de contágio por Covid-19.

Questionado sobre se existe alguma lista orientativa, o representante dos diretores de escolas diz que para já não tem conhecimento.

"O que sabemos é que amanhã começarão esses testes rápidos nas escolas. Temos também um documento, que é o chamado consentimento informado por parte dos encarregados de educação, os pais, ou seja, o aluno não é obrigado a realizar esse teste rápido. O que gostaríamos era de saber em que escolas é que, numa primeira fase, a incidência será mais elevada" e que, por isso, terão prioridade na testagem.

"Admito que o Governo tenha um conjunto de escolas onde vai incidir esta primeira fase, mas nós, associação, desconhecemos que escolas é que, a partir de amanhã, serão alvo desta medida", adianta Filinto Lima, que destaca que esta não é a primeira nem a segunda vez que o Governo promete uma campanha de testes rápidos à Covid-19 a alunos, professores e assistentes operacionais das escolas.

"É uma promessa já de outubro do ano passado, que foi ressuscitada na passada semana pelo primeiro-ministro. Espero que à terceira seja de vez, espero que comece amanhã essa campanha e que se alargue rapidamente a todas as escolas do nosso país."

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+