Tempo
|
A+ / A-

Reduzir contactos, ceia alternativa e outras recomendações da DGS para um Natal sem Covid-19

15 dez, 2020 - 15:40 • Redação

Encontros com "quatro ou cinco pessoas além dos coabitantes" e evitar um "engarrafamento" de familiares na tradicional ceia de Natal são alguns dos conselhos da Direção-Geral da Saúde.

A+ / A-

Veja também:


O subdiretor-geral da Saúde, Rui Portugal, apresentou esta terça-feira dez regras de ouro para um Natal com menor risco de propagação de Covid-19.

Rui Portugal apela, em conferência de imprensa, a que os portugueses limitem os contactos familiares aos coabitantes, ou no máximo a quatro ou cinco pessoas foram da "bolha" familiar durante as festas de Natal e Ano Novo.

"Não é obrigatório que o Natal se comemore na ceia de Natal. Pode-se comemorar, num momento de exceção num almoço de Natal, na véspera. Um exemplo: em minha casa há uma pessoa que comemora o aniversário nesta época e a comemoração desse aniversário é ao pequeno almoço e sempre foi ao pequeno almoço", afirma.

O responsável pela DGS alerta que as cozinhas são, nesta altura de encontros, “locais de alto risco”.

1 - Cumprir todas as regras que estejam em vigor relativamente ao nosso concelho, região ou país;

2 - Se estiver doente, se conhecer alguém com sintomas ou que tenha sido vetado a isolamento profilático, têm de cumprir as regras. Os que lhe estão próximos têm o dever de lhes prestar assistência;

3 - Reduzir os contactos antes e durante da época festiva. Quatro ou cinco pessoas além dos coabitantes;

4 - Em todos os contactos, reduzir todo o tempo de exposição. Em vez de estarmos reunidos cinco ou seis horas, reduzir para uma ou duas. Saber usar os espaços exteriores;

5 - Reduzir os contactos familiares. Família deve ser considerada os coabitantes;

6 - Devemos limitar os contactos com visitas rápidas no quintal ou no patamar das escadas;

7 - Distanciamento físico em todas as ocasiões. As cozinhas serão nesta altura locais de alto risco;

8 - Espaços arejados e maiores são de maior proteção, mas não são isentos de risco;

9 - Lavar e desinfetar as mãos frequentemente, cumprir a etiqueta respiratória, utilização da máscara de forma adequada em espaços fechados ou no exterior se não for garantido o distanciamento;

10 - Objetos comuns: atenção à partilha de talheres e copos. Utilização moderada de todo o tipo de substâncias que possam trazer maior afetividade.

Foram registadas mais 84 mortes e 2.638 casos de Covid-19 em Portugal nas últimas 24 horas, indica o boletim epidemiológico divulgado esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Desde a chegada da pandemia ao país estão confirmados um total de 5.733 óbitos e 353.576 casos do novo coronavírus.

Evolução da covid-19 em Portugal

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria José Santos
    16 dez, 2020 PORTO 16:05
    Partilha de "talheres e copos" ?! Cá em casa cada um usa os que lhe estão destinados. Não bebemos todos do mesmo copo! Não é como aquele antigo fado canção : " A nossa casa é um ninho pequenino..." " Comemos do mesmo prato, bebemos do mesmo copo... " ... "... até os pardais comem com distinção as migalhinhas de pão que caem da nossa mesa..." " ... até a lua vem espreitar..."
  • Joao Rodrigues
    15 dez, 2020 Almada 18:02
    Ficou por dizer que a partir das 21h ninguem na rua que fiquem em casa ou então lá vai PORTUGAL com mais infetados

Destaques V+